16 outubro 2010

Regras para usar tapetes - Dicas De♥coração

1ª PARTE

NA HORA DE ESCOLHER O TAPETE SEMPRE PINTA AQUELA DÚVIDA!
DICAS PARA NÃO ERRAR NA HORA DO TAPETE


                   O tapete deve aquecer a casa, dar uma sensação de aconchego, demarcar ambientes e colorir o cômodo.

1. Defina a função que o seu tapete vai exercer. Se ele vai delimitar um ambiente – por exemplo, separar a sala de estar da sala de jantar - o ideal é que seu tamanho seja o suficiente para acolher todos os móveis do ambiente que se quer delimitar. Mas se você quer apenas ressaltar um móvel, como uma mesa de jantar ou uma cama, então ele deverá estar 80 cm além do tampo ou dos limites da cama. Então, com a trena em mãos, meça seu cômodo.

ENTÃO QUAL O TAPETE IDEAL PARA A SALA DE ESTAR?
  •  Quanto maior, melhor. Não existe nada pior que tapete na proporção errada, e a mesma coisa de um homem com a calça pescando siri, o tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. 
  • Se, por questões econômicas, isso não for possível, o ideal é que o tapete avance 30 cm para baixo do sofá. As mesas laterais seguem a regra geral. 
  • Se a decoração não contar com elas, reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.
2 . QUAL É A REGRA PARA SALA DE JANTAR? 

  • As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso, Para isso, reserve 60 A 70 cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete.


ERRADO

Neste caso seria interessante que o tapete fosse um pouco maior, pois desta forma quando a cadeira for afastada ficará parte no tapete e parte no piso. E a cadeira ficará em falso, perdendo a estabilidade.


 
CERTO
Neste caso ao usar a cadeira ainda ficará dentro da área do tapete.



3. É POSSIVEL USAR DOIS TAPETES ESTAMPADOS NO MESMO AMBIENTE?
  •   Sim, desde que o matiz seja o mesmo. Acho difícil combinar tapetes muito modernos com clássicos, Também é possível usar um tapete listrado e outro floral. Se achar a combinação ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Essa é a tendência. 
Sim - Um liso e outro estampado, ambos modernos com a mesmo material, e a mesma cor de base. 

  

CORRETÍSSIMO 

 Listras com liso, ambos de sisal , com as barras de couro deixa o ambiente menos rústico, digamos um rústico chique como sempre digo..




Mantém o mesmo cor e delimitando os ambientes, tapetes das salas de estar e jantar usando o mesmo material (sisal) e tons parecidos.As passadeiras  excelente solução, alonga e delimitando o espaço com muita bossa.


  


  


3.  Quando usar tapetes redondos? 

          É uma questão de gosto,mas a maioria dos especialistas reserva o modelo para halls de entrada, quartos de criança (nos quais pode ser usado deslocado) e em situações em que, por falta de metragem, não se permitem modelos retangulares ou quadrados. Em mesas de jantar redondas, opte por um modelo quadrado. Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade.

 








Neste caso eu colocaria um tapete quadrado para quebrar o obvio. Odeio obvio.



"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".
Albert Einstein






2 comentários:

  1. Oi Sandra.
    Viu que postei seu selinho?
    Olha ADORO tapetes, mas na casa dos outros. Até tentei usá-los aqui em casa, mas descobri que não sirvo pra ter tapetes em casa. Haja muque pra limpar, seja com vassoura ou aspirador de pó.
    Seu post está lindo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sandra. As dicas,como sempre, estão ótimas mas eu não curti direito pois estou muito emocionada e feliz com a surpresa que vc me fez. Meu desenho lindamente emoldurado! Obrigada, amiga. Bjs

    ResponderExcluir

ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS