09 julho 2010

Cozinha: A alma do seu lar

O fogo 

Texto de Rubem Alves - A casa de Rubem Alves

“Quando os nossos antepassados, há milhões de anos - sofrendo a chuva, o frio, o sol, o vento e o perigo dos bichos selvagens - descobriram que numa caverna eles estariam protegidos, eles inventaram a casa. Acontece que cavernas são raras. Não existem em qualquer lugar. a inteligência dos homens começou a funcionar. É sempre assim. A inteligência funciona quando o corpo padece. E eles começaram a pensar em como construir uma coisa que desse a proteção que uma caverna dava. E foi assim que as casas foram inventadas. Toda casa é uma caverna construída pelos homens, melhorada e enfeitada. Também os nossos antepassados enfeitavam suas cavernas com pinturas. A segurança não basta para fazer os homens felizes. Eles querem a beleza.
Deste os primórdios os homens tem esta preocupação com a estetica das coisas, na arte repestre nos mostra exatamente isso .
Os nossos antepassados que viviam nas cavernas descobriram que uma caverna com uma fogueira dentro é uma casa melhor. Fogo é melhoria: dá luz, calor, espanta o medo, espanta os bichos. E, por acidente, eu acho, eles descobriram que com o fogo se pode fazer comida. A história da humanidade está ligada ao domínio do fogo.

Arte Rupestre  

Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas, rituais etc. Apesar de afirmarem que a arte era uma representação grafica para a comunicação, também acredito que poderia ser para decorar o ambiente, claro que não poderia deixar passar, para mim tudo é estético. Se fosse só para se comunicar então porque não fariam os desenhos fora das cavernas? Deixando esta discussão de lado vamos ao que interessa.     



“Qual é o lugar mais importante da sua casa? Eu acho que essa é uma boa pergunta para início de uma sessão de psicanálise. Porque quando a gente revela qual é o lugar mais importante da casa, a gente revela também o lugar preferido da alma. Nas Minas Gerais onde nasci o lugar mais importante era a cozinha. Não era o mais chique e nem o mais arrumado. Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as crianças se comportavam bem, era só sorrisos e todos usavam máscaras. Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria.”

"Seria tão bom, como já foi...", diz a Adélia. A alma mineira vive de saudade. Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas...

Nas casas de Minas a cozinha ficava no fim da casa. Ficava no fim não por ser menos importante mas para ser protegida da presença de intrusos. Cozinha era intimidade. E também para ficar mais próxima do outro lugar de sonhos, a horta-jardim. Pois os jardins ficavam atrás. Lá estavam os manacás, o jasmim do imperador, as jabuticabeiras, laranjeiras e hortaliças. Era fácil sair da cozinha para colher xuxús, quiabo, abobrinhas, salsa, cebolinha, tomatinhos vermelhos, hortelã e, nas noites frias, folhas de laranjeira para fazer chá.


Ah! Como a arquitetura seria diferente se os arquitetos conhecessem também os mistérios da alma! Se Niemeyer tivesse feito terapia, Brasília seria outra. Brasília é arquitetura de arquitetos sem alma. Se eu fosse arquiteto minhas casas seriam planejadas em torno da cozinha. 


Quando vi esta foto lembrei de minha amiga Nilza da comunidade e igual do sitio dela, que apesar de ser paulista tem esta atmosfera. 








Das coisas boas que encontrei nos Estados Unidos nos tempos em que lá vivi estava o jeito de fazer as casas: a sala de estar, a sala de jantar, os livros, a escrivaninha, o aparelho de som, o jardim, todos integrados num enorme espaço integrado na cozinha. Todos podiam participar do ritual de cozinhar, enquanto ouviam música e conversavam. 

O ato de cozinhar, assim, era parte da convivência de família e amigos, e não apenas o ato de comer. Eu acho que nosso costume de fazer cozinhas isoladas do resto da casa é uma reminiscência dos tempos em que elas eram lugar de cozinheiras negras escravas, enquanto as sinhás e sinhazinhas se dedicavam, em lugares mais limpos, a atividades próprias de dondocas como o ponto de cruz, o frivolité, o crivo, a pintura e a música. Se alguém me dissesse, arquiteto, que o seu desejo era uma cozinha funcional e prática, eu imediatamente compreenderia que nossos sonhos não combinavam, delicadamente me despediria e lhes passaria o cartão de visitas de um arquiteto sem memórias de cozinhas de Minas. 
Texto de Rubem Alves - A casa de Rubem Alves

Projeto da decoradora Neza Cesar

Não diria que Niemeyer não teria alma ou mesmo não estava preocupado com a apreensão dela, mas talvez quisesse libertar esta alma, criar um homem livre sem espaços, assim é Brasília, olha que de lá entendo, morei por mais de 33 anos .
Sei que seria muito bom ter uma cozinha com fogão de lenha e madeiras estalando mas em um apartamento não é possível. O que podemos fazer é agregarmos vários elementos, lembranças e objetos que nos remeta a nossa infância assim traríamos aquela cozinha da casas de nossos pais e  avos.
Concordo quando ele diz que podemos imitar os Americanos, e é o que estamos fazendo a muito tempo.
Nossas cozinhas mudaram e com elas mudaram também nossos hábitos,
Graças a Deus este espaço deixou de ser isolado e destinado aos empregados, somos mulheres moderna que não sabemos cozinha, mais sabemos ir na internet e pegar varias receitas e executá-las.
Tem sempre alguém que não goste de fumaça e carvão, mais de uma coisa tenho certeza, fogão, geladeira e amigos isto sim podemos ter, então que tal transformar nossa cozinha em um lugar tão agradável como o resto da casa.







Sabemos que a vida em volta da cozinha e muito mais gostosa qual como uma pintura. 
Receber na cozinha é muito bom e prazeroso.
Duas coisas me fascinam: 


Amigos e Comida. 






Algumas dicas para uma boa cozinha 

·1 Qual é a localização da minha cozinha? Se for para o sul, leste ou oeste, você pode escolher uma cor mais escura. Mas se é de frente para o norte, sempre mantê-lo leve para fazer a cozinha parecer maior ;


2.   A maioria das economias está no planejamento.

Não mova o fogão ou a pia para um local diferente, porque assim terá que mover o gás, a coluna d'gua e ralos e tudo mais,  e o custa aumentará.

3. Opte por um fogão cooktop, claro a gás, são uma nova forma de cozinhar com eficiência e belaza dado seu design simples e portabilidade. Cooktop é um fogão com a expessura de uma bandeja que usa uma grelha plana e não tem forno, e precisa ser embutido e fixado num vão da bancada sobrando assim o espaço na parte de baixo que no fogão convencional. O forno pode ser colocado em outra parede ou mesmo embaixo do cooktop, para melhor flexibilidade do projeto, deve ser fixado em uma altura media de 97 cm do piso (no eixo, o que permite um melhor manuseio dos pratos.





4. Para maximizar o espaço, você deve colocar maior número de balcões o possível. Planeje o design com balcões fundos para cobrir a maior parte da área não ocupada com eletrodomésticos se a diferença de espaço é de apenas alguns centímetros.








5. Tendências em cozinhas - Evidente que o planejamento de uma cozinha depende de sua área física, dos metros quadrados disponíveis, das portas existentes, da circulação natural. Da minúscula "Kichenettes" aos tipos amplos, vejamos os modelos mais comuns, encontramos nos apartamentos. 
        Qualquer área de trabalho numa cozinha, divide-se em três distintas: 
  • Zona para cozinhas, 
  • água 
  • armazenamento. 
   
       
     A melhor distribuição será sempre no intuito de formar um “triângulo”, denominado de “triângulo de trabalho”. Este deverá ser concebido, com o objetivo de reduzir o número de movimentos quando trabalha na cozinha.








Cozinhas Compactas 

     Em Kits podemos optar por uma cozinha dentro do armário - quem tem fogão de duas bocas sobre bancada e uma mini geladeira, sob a mesma. Já há fabricantes com modelos especiais . 


Cozinhas em parede única 


    Solução onde fogão, pia e geladeira ocupam a mesma parede, podendo-se até embutir uma máquina de lavar louças sob a bancada. Nesta podem ficar juntos, colocando-se sempre a pia entre os dois, para melhor isolamento. Esta é a realidade de dezenas de apartamentos.

Duas paredes ou corredor



       Disposição comum às cozinhas de apartamentos pequenos, de dois quartos. Ela é chamada de "corredor" por ter uma circulação central obrigatória, levando  ao serviço. Neste tipo de cozinha , o triângulo de trabalho é dos mais racionais, já que fogão,geladeira e pia são divididos nas duas paredes.

Cozinha em "L"




     Solução encontrada em apartamentos médios, na qual refrigerador, fogão e pia - elementos principais das zonas de preparo, cocção e limpeza - ocupam o vértice  do triângulo de trabalho. 
     
  Dizem os entendidos que o perímetro desse triângulo não deve ser superior a 8 metros, nem inferior a quatro. Um perímetro maior ocasionará perda de tempo e energia; um menor, atravancamento e conclusão.













As três versões maiores

Cozinha em "U" 

        Eis a planta baixa que propicia a melhor distribuição dos planos de trabalho, já que eles, são dispostos de forma a compor um triângulo equilátero, com a pia no centro, fogão à esquerda e geladeira e freezer à direita. 

Projeto Brasilia













   

Projeto de   Sandra Dias . Interiores Brasilia - Casal Jorge e Sonia






Cozinha com ilha


             Usada para racionalizar a formação do triângulo do trabalho, em cozinhas maiores a "ilha" quase sempre recebe a pia ou fogão de bancada e provê espaço extra para a família fazer as refeições ligeiras. 


















5. Iluminação
   
        Essa também é a hora de planejar a iluminação e tomadas da sua nova cozinha.       
    As tomadas item muito importante pois tem que pensar em todos os eletro domésticos, nunca deixar geladeira e micro ondas juntos, para cada um uma tomada diferente.Assim também para lava louças, fogão, fornos e também a tomada para a coifa.
 Três tipos de iluminação são normalmente utilizadas em cozinhas modernas: 
  • ambiente (para toda a cozinha), 
  • de tarefas (para lugares de tarefas específicas, como o forno ou a pia) 
  • dicróicas (para mostrar objetos decorativo e dar aquele toque na decoração final)







     6. Bancadas 



        As bancadas da cozinha estão disponíveis em uma gama quase ilimitada de materiais e cores. Nada é melhor para a durabilidade do granito, aço inoxidável para um olhar contemporâneo, funcional, ou telha de charme atemporal.




Material
Vantagens
Desvantagens
Cuidado
Laminado
Vasta gama de cor e padrão
Barato
Durável
Resistente à água
Se cortar ou queimar, as necessidades de substituição.
Pode rachar ou separado do seu apoio.
Limpe com esponja e detergente não abrasivo.
Mármore
Bonito
Tradicionalmente usa nas pastelarias
Durável
Caro
Manchas facilmente
Poroso
alimentos ácidos podem etch e pedra discolor
·               Requer resealing periódicos
Limpar.

Selar com óleo de salada se for utilizado para preparação de alimentos, caso contrário selo com um selante comercial.
Granito
Muitas cores diferentes e os padrões de pedra
Resistentes ao calor
Rígido
Durável
Bonito
Caro
Suscetível a manchas de graxa
Alto custo de manutenção

Limpar.

 periodicamente.
pedra sintética
Bonito
Semelhante em aparência ao granito, mas muitas outras cores estão disponíveis
Fácil de manter
Stain e resistentes ao ácido
Caro
Limpe com esponja e detergente neutro.
Corian
Menos poros, sem emendas
100% sem bacterias
Limpa facilmente
Bom para aplicações
personalizadas
Baixa manutenção
Gama de cores e texturas, incluindo a pedra e a madeira
Caro
Geralmente requer uma instalação profissional
Pode ser queimado ou manchado
Limpeza com detergente neutro.

pequenos arranhões podem ser removidos por polimento com uma esponja abrasiva.
Concreto
Versátil
Pode ser moldado e colorido de várias formas
Material relativamente barato
A instalação profissional pode ser muito caro
Sensíveis à fissuração
Precisa ser periodicamente resealed
Muito pesado
Suscetíveis ao manchamento
Limpe com esponja e detergente neutro.

polir regularmente com cera ou selador.
O aço inoxidável
Elegante aparência moderna
Fácil de cuidados
Padrões gravados em acabamento disponíveis para personalizar
Impermeável

Pode ser barulhento
Caro
Limpe com uma esponja e detergente.
Madeira
aparência natural
Pode ser lixado e restaurados.

Suscetível a danos causados pela água
Manchas facilmente
panelas quentes podem queimar superfícies
Não deve ser usado com carne crua ou preparação de alimentos sensíveis à presença de salmonelas e outras bactérias
Para superfícies inacabadas, uso de óleo mineral por semana. Areia e repintura manchas e queimaduras.

Para superfícies acabadas, limpe com um pano úmido e um limpador suave.




Bancada de Laminado , Mármores, Granitos, Silestone, Corian, aço, 

concreto (cimento queimado),

















Dicas  segundo Feng Shui  para a sua cozinha 

         A  cozinha representa o alimento e a prosperidade, sendo, por isso, a área da casa que mais necessita de atenção. É um dos lugares mais importantes da casa, onde a família se alimenta, por isso não se deve levar estranhos neste cômodo.
         Segundo o Feng Shui, a cozinha é uma das mais importantes divisões da casa.  A comida que aqui é preparada indica a qualidade de vida de que aqui vive e reflete a sua riqueza e abundância. E tudo isto começa com o fogão!
         Os chineses acreditam que a cozinha e a posição do fogão são elementos críticos para a acumulação de riquezas. A posição do fogão na cozinha pode trazer boa sorte aos seus donos, assegurando riqueza e abundância. O fogão também pode trazer aos donos uma melhor posição no mundo do negócio.
         Se não está a ter sorte na sua vida, uma das primeiras coisas que pode corrigir é a posição do seu fogão. O fogão e o forno devem estar sempre limpos, com todos os bicos a funcionar corretamente. Se alguma coisa se danificar, conserte-a o mais rápidamente  possível.
         O ar, a água e os alimentos não nos fornecem apenas os nutrientes essenciais à vida, dão-nos a sua energia e a forma como esta flui num único espaço. Desta forma, conseguimos compreender a importância que algumas pessoas dão quer à forma quer ao local onde são preparadas as refeições. já que a sua energia circundante se torna num factor vital à saúde e ao bem-estar do indivíduo.
 Passo-a-passo, como deixar sua cozinha mais energizada:

·  Mantenha-a sempre limpa, arrumada e bonita. Após preparar as refeições, devemos, imediatamente, limpar tudo.
·   Lembre-se que lixo é sinal de energia estagnada e a cozinha é um local de riqueza, portanto,
·   SEMPRE esvazie a lixeira. Evite colocá-la ao lado do fogão.
·  O fogão é símbolo de prosperidade.
·  Infelizmente olho gordo existe e pode nos atingir em cheio. Por esse motivo, sempre que receber visitas em casa mantenha a porta da cozinha fechada,
·  Se não tiver jeito, por parte prática, coloque um sino de bambu no centro da porta, para diminuir a dispersão de energia
·   Leve a cozinha realmente quem você tem certeza da sua amizade, cozinha é para amigos.
·  A cozinha deve receber o máximo de claridade natural e circular muito ar.
·   Use e abuse da cor amarela;
·   Deixe muitos alimentos à vista;











Aguadem o próximo post "Coifas"