29 janeiro 2016

Terrário com coração


 


Acho muito difícil escolher uma decoração para bancada da cozinha. Seria um bom lugar para o cantinho de café, mas aqui resolvi colocar no meu bufe amarelo, e todas outras tentativas não me agradavam. Até que surgiu a ideia de fazer um terrário, é uma forma de humanizar o ambiente e trazer o frescor e autenticidade para o espaço.

Bem, o que vem a ser mesmo um Terrário? 

É um mini jardim, mais antigo do que se sabe,  desde os tempos vitorianos, no século 19 que esta técnica de cultivar plantas em ambientes internos é um desejo de muitos.  

"Foi em Londres que o primeiro modelo, Wardian Case, surgiu. Dr. Nathaniel Ward era um estudioso e colecionador botânico com 25.000 espécies e estava frustrado porque suas plantas (principalmente as samambaias) não estavam resistindo ao ar poluído de Londres em 1820. Resolveu então usar os jarros fechados de estudos de insetos para cultivar suas espécies botânicas. Assim percebeu que isoladas dentro das mini estufas, as plantas se desenvolviam bem. Espalhou sua ideia e ainda publicou um livro On the Growth of Plants in Closely Glazed Cases. O Wardian Case se tornou o primeiro terrário e virou hit nas casas vitorianas."
http://wabisabiatelie.com/a-historia-dos-terrarios/
Resolvi fazer os meus.





Estas suculentas estavam no meu quintal, e resolvi usá-las.  São poucas especies, mas para começar foram suficientes.  Precisei de argila expandidas, terra adubada, pedrinhas de aquário e musgo.


Acreditem ou não a primeira pedrinha que peguei no saco foi esta, em forma de coração. E logo percebi que, como diz a galera "é muito amor envolvido". 

Decoração com coração
Qualquer recipiente de vidro pode ser usado, até potes de conservas vão bem. Eu usei uma bomboniere que tenho a mais de 20 anos, presente da minha mãe. Única peça de cristal verdadeiro rsrsrs, sobrevivente, porque a tampa foi pro espaço. Achei que o cactos casou muito bem com a ela. É interessante usar pedriscos no lugar das pedras branca, fica mais delicado. Vou acrescentar logo que comprar. 


O segundo que fiz usei um pote para biscoito

          


Resolvi colorir o meu mini jardim com mimo de viagem, é uma forma de personalizar seu terrário. Achei que deu um charme especial. 

Escolhi o cavaleiro que é símbolo da Cavalhada de Pirenópolis.  Fiz um post falando desta viagem mágica com amigos de 30 anos.

A encenação das Cavalhadas se dá em 3 dias, um domingo, uma segunda e uma terça. É uma representação dramática, um teatro ao ar livre que encena uma batalha medieval. As Cavalhadas sempre foram corridas ao som ao vivo de uma banda de música. Batalha entre os Mouros e os Cristãos;"



No terceiro, usei um vaso, bem baratinhos, escolhi uma suculenta alta para deixar o anjinho se deliciando a sombra. A  base vermelha foi o que sobrou do aparelho de fondue de chocolate, Quem guarda sempre tem, eu não jogo nada fora. Sou quase uma acumuladora.



Dica: Use as pedras brancas ou pedriscos para deixa-lo mais claro.



O quarto e último, escolhi uma miniatura da Torre Eiffel. Amo Paris. Para deixar seu terrário bem a sua cara, escolha algum bibelô que você mais gosta. É uma  forma de emoldurar a sua identidade. 





É muito gostoso e simples fazer um mini jardim, difícil é parar de fazer. Na verdade, da vontade de espelhar por toda a casa. É Uma ideia legal para presentear os amigos. 



Minha bancada ficou assim Linda! Sinceramente estou muito emocionada com a paz que meu terrário proporciona. Não esqueçam que são plantas solares e necessitam de pouca água para viver. A rega pode acontecer somente uma vez por semana, observe se a argila esta seca, este pode ser um sinal para próxima rega.  


Vista aérea


O toque a mais, ficou por conta dos pires que pintei com tinta spray amarelo, para usar como base do Terrário. Minha ideia, é aos pouco, agregar mais um pouco de cor na minha casa que é um tanto monocromática. Teremos mais post sobre esta nova decoração. Aproveitei a ideia de um programa do canal da GNT da Thalita Carvalho, MAIS COR, POR FAVOR, para criar um ambiente mais colorido. Confesso que tinha um certo preconceito com a cor, achava que enjoaria mais rapidamente. Me surpreendi e estou adorando a experiencia, e lancei uma desafio por uma casa mais colorida #porumacasamaiscolorida .



 POR UMA CASA MAIS COLORIDA



Minhas muitas tentativas de decorar meu balcão. Espero que possam inspirar meus amigos

 















u_3ba8e31b