02 agosto 2010

Como escolher Adegas


Adega climatizada
Adega termoelétrica   

 Como gosto muito de vinho resolvi adquirir uma adega, esta pequenas e baratinhas para 6 vinhos.
          Ao começar a pesquisar sobre preço, modelos e tipos. Algo me chamou a atenção,  ao pesquisar este eletrodoméstico percebi o seu modo de funcionamento, ou resfriamentoLogo percebi que existem dois tipo: Adega climatizadora e Adega termoeletrica  - logo pensei qual a diferença - então resolvi esclarecer a minha e talvez a dúvida de muita gente.  
             Existem no mercado brasileiro de adegas dois tipos básicos de sistemas de resfriamento: termoelétricas (por troca de calor) e eletrônicas digitais (por compressor). A seguir relaciono os modelos existentes, com seu tipo de sistema de resfriamento. 

Eletrônicas-digitais - temperaturas entre 4 e 18 graus Celsius.

Modelos: Art-des-Caves, GE, Britânia, Suggar, LG, Eletrolux, Brastemp, Metalfrio, Midea, Eurocave (imp.), Liebherr (imp. Lofra), e NovaCave.

Termoelétricas - temperaturas de 10 a 25 graus.

Modelos: Tocave, Dynasty, Wine (Conthey), Bon Cheff, Spicy, EasyCooler, e HomeLeader.


      Como as termoelétricas funcionam com "troca de calor", elas dependem da temperatura ambiente para manter resfriado os vinhos em seu interior. Em resumo, não conseguem acompanhar a programação real da temperatura que você deseja de suas garrafas. Assim, procure não adquirir estes modelos, a não ser que você tenha um ambiente refrigerado a pelo menos 17 graus, onde possa instalar a adega. Explicando melhor, numa residência brasileira onde as temperaturas usuais giram em 25 graus, estas adegas somente conseguem temperaturas entre 16-21 graus, dependendo do modelo. O que é inapropriado para manter a temperatura ideal de um vinho (entre 6-16 graus). 
      Este problema não ocorre com as adegas de compressor. Portanto, opte sempre pelas de compressor (as climatizadas), as quais, salvo alguns modelos, funcionam perfeitamente com a temperatura digitada ou marcada analogicamente. A única ressalva sobre os modelos eletrônico-digitais é a qualidade do compressor. Antes de comprar verifique se o compressor é específico para adegas, os quais devem evitar vibrações que prejudicam os vinhos. A quase totalidade dos modelos no Brasil já possui sistemas anti-vibratórios, de forma que você estará adquirindo adegas seguras para armazenar seus preciosos vinhos. Se você já passou por esse contratempo mande seu comentário. Numa outra oportunidade falarei sobre armazenamento de vinhos. Boa escolha!




















                                                                                              Isso e um sonho.










Espero que tenha esclarecido. 
Bjos e até a próxima.