01 outubro 2010

CASA COR - HISTÓRIA




CASA COR 2010 - RIO DE JANEIRO

      Palacete em Laranjeiras abriga a 20ª mostra carioca.

Para aproveitar o clima desse suntuosas e verdadeiras obras de arte, a Casa Cor desde ano ilustra muito bem esta época e  nos remete aos grande estilos e ao glamour da antiguidade.
O Palacete Modesto Leal, construção tombada, de estilo  de estilo *neoclássico de 1883. 
São 85 profissionais, entre eles, decoradores, arquitetos e paisagistas, não deixando de fora os pedreiros, carpinteiros, estofadores, pintores e todos nossos amigos "eiros" que fazem com que as ideias sejam verdadeiramente materializada, juntos se dedicaram para criar soluções contemporânea para 61 ambientes, realizando interferências sem descaracterizar os traçado original .



* NEOCLASSICO 

A ARTE NEOCLÁSSICA OU ACADÊMICA

       Chama-se neoclassicismo ou academismo o estilo que substituirá o rococó, como expressão dominante nas artes européias nos fins do século XVIII e princípios do XIX.




O seu período de predomínio se estende de 1780 a 1830. 







Rococó suas formas de ornamentos que identificam o estilo



       Se o rococó havia sido a expressão artística dos interesses e hábitos e da mentalidade da aristocracia (monarquia), em plena decomposição e o desaparecimento dos dirigentes da sociedade européia  esse novo estilo expressá os interesses, a mentalidade e os hábitos da burguesia manufatureira e mercantilista.


Chama-se neoclassicismo porque o novo estilo representa, na verdade, a restauração das artes da antigüidade clássica greco-romana, como acontecera na Renascença. Chama-se academismo porque os princípios estéticos em que se baseava a restauração das formas do classicismo greco-romano, transformados em métodos e processos didáticos, passaram a ser adotados nas academias de arte oficiais existentes na Europa e nas que foram sendo fundadas nos países americanos, inclusive no Brasil, com a vinda da Missão Artística de 1816, mandada buscar em Paris por D. João VI e composta de artistas neoclássicos, para instituir o ensino oficial das artes em nossa terra.

Arquitetura

Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.




Fazenda do Secretário, em Vassouras, no Rio de Janeiro, século XVIII.


Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, 1855.








Palácio do Catete 



Palacete Modesto Leal em laranjeiras



Pintura




A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição.

Características da pintura: 


* Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante.
* Exatidão nos contornos
* Harmonia do colorido 



Joseph-Marie Vien, A Vendedora de Cupidos, 1763



Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867)


CONT.