14 outubro 2011

Afaste o risco do cancer de mama!

Câncer de Mama: 4 Dicas para Reduzir o Risco




Diferente do que muitas pensam, a genética é fator responsável por apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama. Conheça os fatores que mais podem influenciar e saiba como prevenir.

Muitas mulheres não sabem, mas quando se trata de câncer de mama, há muito mais do que fatores hereditários (como genética, idade, sexo e densidade dos seios) que podem as chances de desenvolver câncer de mama. Existem também escolhas de estilo de vida que podem reduzir o risco de ter a doença - e isso você pode mudar!

Conheça os 4 fatores que mais podem influenciar e saiba como prevenir a doença.

1. Peso


"Evitar o ganho de peso na vida adulta é a coisa mais importante que uma mulher pode fazer para reduzir as chances de ter câncer de mama", segundo Dr. Walter Willet, Chefe do Dpto. de Nutrição de Harvard (EUA).

Pesquisas feitos no Instuto Nacional de Câncer dos EUA comprovam que as mulheres acima do peso estão duas a três vezes mais vulneráveis a desenvolver a doença; mas não pense que isso se aplica somente às obesas. Segundo a pesquisa, mulheres com IMC* acima de 27, ou seja, aquela com leve sobrepeso, já estão inclusas nessa estatística.

Atingir e manter um peso saudável é fundamental para a prevenção de muitas doenças, 
portanto, faça disso uma prioridade.

*IMC ou Índice de massa corpórea é uma medida internacional usada para avaliar se o peso de uma pessoa é saudável. Clique aqui para calcular seu IMC.


2. Hormônios


De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), as mulheres que ingeriam estrogênio mais progesterona estavam mais vulneráveis não só a câncer nas mamas, como também 29% mais vulneráveis a paradas cardíacas, 41% a derrames cerebrais e duas vezes mais a coágulos sanguíneos. Quando o NIH anunciou a relação entre reposição hormonal e o risco de câncer de mama, em 2002, as vendas de hormônio no pais caíram 38% durante o mesmo ano. Passados dois anos, o índice dessa doença caiu 11% - a mais significante queda para a população estadunidense desde 1945.

3. Exercícios


De acordo com um estudo feito com mais de 70 mil mulheres conduzido pela Sociedade Americana de Câncer durante cinco anos, a maioria das mulheres fisicamente ativas tinham os riscos de desenvolver câncer de mama reduzidos em 29% quando comparadas às sedentárias.

Estudos severos também validaram a importância da atividade física depois do diagnóstico. Um estudo feito com 900 mulheres diagnosticadas com a doença descobriu que aquelas que se exercitavam de duas a três horas por semana tinham 70% mais chances de estar vivas nos próximos seis anos quando comparadas com as inativas.

4. Álcool


Ingerir mais que uma unidade de bebida alcoólica por dia aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. Um estudo britânico examinou mais de um milhão de mulheres e concluiu que cada bebida alcoólica consumida por dia pode aumentar o risco em 12%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool para mulheres deve ser de no máximo 14g por dia, equivalente a uma taça de vinho ou uma latinha de cerveja.

Existem muitas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama e tudo depende de adotar um estilo de vida saudável. Junte-se às mais de 1 milhão de mulheres que estão prevenindo essa e muitas outras doenças com a ajuda da Curves!


Conheça a Fundação Laço Rosa 
de apoio e informação sobre a Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.




x_3b642f50

Sessão dupla de cinema


Aqui em casa respira arte. E meu marido é um amante da 7ª arte* o Cinema é seu hobby, assiste qualquer filme para dar a sua opinião. E eu o acompanho, mas confesso que tenho minhas preferências e comentei que queria um filme diferente, dos "enlatados" americanos, que poderia ser um filme iraniano, francês, menos americano. Aproveitando que iríamos buscar o Kit da Corrida no Shopping Leblon um dos muitos lugares de exibição de filmes e mostras do Festival do Rio 2011 -  Rio de Janeiro Int.'l Film Festval,
resolvemos prestigiar. Aproveitando a atmosfera Parisiense que esta no ar com o Chá entre blogueiras parte 2: uma tarde em Paris escolhemos assistir o Filme A chave de Sarah, era tudo que queria, uma produção francesa.  "Julia é uma jornalista americana que vive em Paris há mais de 20 anos e é casada com o francês Bertrand. Escrevendo um artigo sobre a onda de prisões de judeus na cidade durante a 2ª Guerra, ela se depara com um segredo conectado à sua vida" . Um filme envolvente e triste que faz pensar e que nos surpreente com os franceses.




Dose Dupla

 E como ainda era muito cedo e a cidade, neste momento, estava toda engarrafadas com a volta pra casa, optamos por uma dose dupla, então emendamos em outra sessão, agora uma produção brasileira  Rock Brasília - Era de Ouro um documentario filmado por Vladimir Carvalho desde o final dos anos 1980, "o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal." Foi muito bom relembrar tudo isso.

Vivi toda este momento histórico, como sabem morei em Brasília por 30 anos, e o  Rock brasileiro embalava nossas noites, já que em Brasília não se faz nada durante o dia, no máximo uma tarde e noite, frequantavamos os "bobodramos" ( uma multidão de pessoas circulando o tempo todo sem nenhum objetivo) e não muito tarde porque não tem condução durante a noite, e éramos todos menores. Foi quando tudo mudou com o surgimento das bandas de rock que se espalhava pela cidade.
E tempo bom e confuso,
Tempo de transgressões e repressões.
Tempos duros porém bem vivido.
As bandas eram nossa válvula de escape. Apesar de ser uma cria da polícia civil, que não aliviava nem em casa. Não era tão ruim, tinhamos informações privilegiadas e quase nunca nos metiamos em furada, mas as vezes era inevitável.
Imaginem!
Como  era difícil a convivência, mas meus pais nos ensinaram muito e também aprenderam muito também com tudo isso.  O mais importante que aprendemos com ele "que eu não precisava fazer tudo que todos faziam para curtir um bom som e ser contra a politica do momento", eramos "os caretas Punks " poderia, como ele dizia: Ser um deles sem as drogas. E assim foi a minha adolescência dividida entre o MPB e Rock . E sobrevivi como diz Cazuza: Com alguns arranhões.


 



E para quem não conhece A Numeração das Artes, esta é a mais usada. Até onde eu sabia quando sai da faculdade de artes a numeração era até a 7ª arte- cinema, hoje foram acrescidas outras 4 artes. Acho justo!
  1. Pintura;
  2. Escultura;
  3. Arquitetura;
  4. Dança;
  5. Música;
  6. Literatura;
  7. Cinema;
  8. Televisão;
  9. Banda desenhada;
  10. Jogos de Vídeo ou modelismo ferroviário;
  11. Multimédia ou arte digital.
  Adorei minha Quinta -feira espero que gostem  e conheçam a programação no Festival do Rio 2011
x_3b642f50

11 outubro 2011

Recebendo Amigos

Neste fim de semana tive uma visita muito, muito legal o Casal Jairo e Fernanda que vieram de Itaocara, são primos do meu marido. Os conheci exatamente no dia do casamentos deles, aquela formalidade e voltei a vê-lo 6 anos e 7 meses , como disse Jairo. Ele havia prometido dar uma viajem a sua esposa. E aconteceu, como digo Nunca desista, - depois  muitos atropelos da vida, eles estão aqui para conhecer o Rio. Fernanda tem vários sonhos de aventura, menina radical, quer pular de asa delta, ir ao Cristo e mergulhar. Bem tentamos ao máximo ajudá-la a realizar seus sonhos. Começamos pelo morro da urca e praia vermelha.

Detalhe dos Ipes amarelos


O tempo estava bem nublado e não ariscamos subir.


Partimos para Marina da Glória e Monumentos aos Pracinhas


Painel de Azulejos de Anísio Medeiros no Monumento das Praçinhas
Museu da II Guerra Mundial 1959
 

No local existem dois Painéis de Azulejos de autoria de Anísio Medeiros. "Homenagem aos militares da Marinha de Guerra, e as tripulações e passageiros de navios da Marinha Mercante, mortos durante a 2ª Guerra Mundial".





 
 Vista de cima do monumento Theatro Municipal


 Meus hóspedes casal bom humor.


 fizemos todo passeio pela orla até a Prainha e Grumari

Vista da Prainha


Subida ao Cristo


Como tudo na vida tem seu momento certo, acho que a Fernanda vai ter que esperar um pouquinho mais. Como temos por premícia o nosso Nunca Desista, acalme-se vai dar tudo certo. Bem quando estavamos começando a subir a montanha rumo ao Cristo Redentor, um pequeno imprevisto nosso carro arrebentou uma tal correia. Resultado, sentados esperando o reboque e o taxi, levando varias mordidinha de mosquito chamado "marui" . Muito prazer além de morder deixa uma bolinha de sangue e muita coceira. Depois de uma hora o seguro resolveu mandar o guincho e o taxi. Ok . Retormamos o caminho, combinamos com o motorista de nos esperar, porque tivemos e pegar nossas malas e ficaria difícil andar no Cristo com elas. rsrsrs
Etapa cumprida  passando de faze. Enfim subindo, com este visual nada nos estressa. Atualmente não pode mais subir até o pé do Cristo de carro particular. Este serviço é feitos por vans credenciadas ao preço de R$ 25,75 nos fins de semana e feriados e dia de semana  R$ 17,75 (em dinheiro) nada de meia entrada, nem idoso e nem cartão. Ficamos pensando qual a matemática que resultou na quantia de 0,75, claro não achamos. Em junho tem o ingresso chamada Carioquinha - que tem tarifa reduzida  50% para morador do Rio com a apresentação de uma conta de consumo (água,luz e ou telefone). 

A subina se dá em três fazes:  o elevador que leva a dois vãos de escadas rolante.


A alegria dos dois é contagiante. Adorei conhecê-los acho que nos tornaremos grandes amigos.

 A vista é estonteante digna de levar as pessoas as lágrimas.
 Obrigada meu Deus por poder ajudar a realizar o sonho destas pessoas tão maravilhosas e também por poder esta aqui novamente. 
Foi inevitável, a Fernanda caiu no choro. 
Linda! Nunca Desista

 
 
Olha a cara do japones

 


Outro momento sublime foi conhecer a capela Nossa Senhora aparecida que fica na base da estátua do Cristo Redentor. Singela, emblemática e acolhedora o templo tem 22 assentos de madeira, pia batismal, sacrários, aparelho de som com música sacra constante e sistema interno com quatro câmeras de vídeo que permitem o acompanhamento das missas em tempo real pela Internet, que ocorrem às 10:00h e também às 16:00h. Na capela são celebrados casamentos comunitários, noivados e bodas de ouro. 
 Já pensou em se casar na Capela Nossa Senhora Aparecida e possível e gratuito, com exceção da taxa de ornamentação e taxa para auxíliar aqueles que não podem pagar seus casamentos, totalizando R$1.500,00 (valores de 2008). A fila de espera é grande e os interessados podem pedir informações ou marcar seus casamentos através do telefone (021) 3874-1568 ou pelo e-mail: santuariocristoredentor@yahoo.com.br.










Quando descemos a lua era a nossa testemunha
Um misto de alegria e muita oração nos tomou conta.
Obrigada meu Deus

Aguarde segunda parte.


x_3b642f50

10 outubro 2011

Circuito das Estações adidas 2011

Domingo Perfeito 
Sol e Movimento


Domingo teve mais uma etapa do  Circuito das Estações adidas 2011, debaixo de sol de verão, muito calor e muita garra dos participante. Para maioria os participantes tem um objetivo: superar suas marca e para os outros tantos mortais como eu que tem objetivo de terminar a prova, claro que sempre quero melhorar o tempo, mas não é meu foco. Gosto mesmo da movimentação de pessoas de todas as idades em um espaço muito democrático. Adoro quanto vejo famílias inteiras administrando seus fôlegos e dividindo experiências e o mesmo objetivo com seus filhos: Chegar! E as mães que correm  empurrando o carrinho de seus bebês. Isso me comove tanto, porque me passa sempre a mesma mensagem:

"Não tenho motivo para não fazer". 

Foto:  Guto Kuerten
Essas mães que querem ter seus filhos e deixa claro que eles não são fardos em suas vidas e sim bênçãos, nem os gêmeos ficam de fora, até facilita assim tem um filho para cada. É sensacional!
Motivos para não irmos temos de montão, até porque só se ama aquilo que conhece, dificilmente vocês conseguiram amar o deconhecido, mas no momento que vence a barreira e escolhe sair da inércia e sair do sofá. Neste momento tudo muda,  tudo fica mais colorido, e às vezes dolorido. rsrsrsrs  É um tempo irrisório que se gasta para a prática de  exercicio fisico como a caminhada, quando se tem um dia de 24 horas. Com certeza você estaria acordando ás 10h, pode acreditar às esta hora, já havia chegado em casa.

Chegando a corrida no Aterro do Flamengo. 

 
 
Ao fundo o Mosteiroda Glória embeleza ainda mais o evento.
 
 A cada corrida uma homenagem é a proposta do Circuito Adidas

CORRIDA É ARTE - 4 ESTAÇÕES // 4 CORRIDAS // 4 ARTISTAS // 1 CIRCUITO
Quem sua a camisa no asfalto sabe que correr é a arte de superar limites. É a arte de vencer desafios no Outono e Inverno. Primavera e no Verão. Por isso, em 2011 o Circuito das Estações adidas homenageia 4 artistas. E não é qualquer artista. São 4 dos maiores pintores com grandes referências do impressionismo.

Outono >> Claude MONET
Primavera >> Auguste RENOIR
Inverno >> Edgard DEGAS
Verão >> Vincent VAN GOGH

As obras dos pintores darão ainda mais charme ao Circuito das Estações.
O camarote
Pierri Auguste Renoir nasceu em 1841 na região de Limoges / França 
O Baile

 
 Dance at Bougival
  Este é o espaço Eletrobrás - Furnas, montado para receber seus funcionários. Aliais isso tudo esta acontecento graças a iniciativa de vários programas para melhorar saúde e a qualidade de vida. 


Nesta edição, vários corredores ilustres, digamos de primeira viagem. Meus tios - sogros, Heitor e Mariana que não estão muito satisfeitos de estarem ai, mas bons pais ensinam tudo. 


Quando eu e o amor fomos pela primeira vez, ainda muito envergonhados, fora do peso e nunca havia participado deste tipo de evento. Gostamos e convidamos meus compadres, que logo aderiram. Minha comadre Edilene (de camisa amarela), pacada e tímida moças, redescubriu sua paixão da época da faculdade e se impolgou, é a melhor dos 4, correndo todo o percurso e com excelentes resultados. Nos ainda estamos na caminhada x corrida. Devagar também se chega e o lemao nosso lema.

  
Mariana se esforçando para ser simpática, nesta idade e no domingo, melhor mesmo é dormir.  E o Amor, hoje nem precisou da minha ajuda da esposa, a mãe retomou o posto orgulhosamente. 

Não teremos fotos da largada e nem dos corredores em ação. Perdemos o fotografo já que ele resolveu fazer parte integralmente do grupo, optou por ser corredor também. Muito bom isso.

 Este é o espaço Eletrobrás - Furnas, montado para receber seus funcionários e familiares. Aliais isso tudo esta acontecento graças a iniciativa de vários programas para melhorar saúde e a qualidade de vida.

Aqui o mestre professor ( camisa verde) um dos responsável por este excelente programa. Parabéns a ele e a todos envolvidos, que trabalham para o bem estar de outros e em prol a qualidade de vida e por nos propocionar uma vida mais feliz. 

Na volta cansados, outro exaustos contando suas vantagens e desvandagens, justificando seu tempo e tudo mais, meu tio-sogro de camisa branca com 67 anos fez o percuro de 5 Km com o tempo de 45mim, Excelente tempo, do lado Heitor meu menino inseparável, que resolveu acompanhas o "vô". Parabéns para os dois.


Ricardo cada vez mais feliz,  emagreceu 10 kg em um anos, com muita exercício e dieta. Sorte dele, tem uma nutricionista em casa. Parabéns
  

Meu lindo marido, também emagreceu 13 kg, e que infelizmente esta sobre observação médica e proibido de caminhada forte devido algumas hérnia de disco.



   Minha tia -sogra Suzy, que a pouco tempo escolheu a caminhada como esporte, porque antes ia para acompanhar o marido, hoje como ela mesmo diz "destravei as pernas". Ajudada através de exercícios feito por uma menininha (vizinha) que a "destravou". Se é isso, eu não sei, sei que pela primeira vez no circuito ela caminhou 10 Km em 1: 25 minutos, com a idade de 61 anos. Ela que não entendia bem as regras da corrida ao escutar os staff que ficam gritando e indicando o caminhom para 5 e 10 Km, ao chegar nesta marca verificou que ainda não estava nem cansada e nem suada revolveu enfrentar os 10 km, sem ter a mínima ideia do que significava andar e correr por este percurso. Ela ainda experimentou correr por varias vezes. Com este resultado, que surprendei até os veteranos em corrida, ela agora tem um proposito de correr e não mais caminhar o circuito completo de 10 km.  Diz que isso não é uma juventude saudável. O mundo mudou, e estes exemplos são prova viva de que só envelhece quem quer.
Francamente não aconselho esta façanha a ninguém, é realmente muito arriscado, mas no caso dela esta tranquilo pois acabara de fazer um check up completo e esta autorizada e recomendada por cardiologista e clínicos a prática de esporte.




Descanso do guerreiro
Sempre se superando!


 Nosso Lema : Nunca Desista


Espero Vocês na semana que vem na corrida

Brasil Race for the Cure - Rio de Janeiro

 

Bjos E até lá


x_3b642f50