02 julho 2010

Adega, bar e cia


Vinhos 

"Livros dizem que o vinho é o segredo para o amor eterno"




DIONISIO para os gregos e BACO para os romanos - das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus filho de uma mortal. Ocorreu que Hera, que sentiu ciúme de mais uma traição de Zeus, instigou Semele a pedir ao seu amante (caso ele fosse o verdadeiro Zeus) que viesse ter com ela vestido em todo seu esplendor, em outras versões lhe pediu que a mostrasse sua verdeira forma. Semele então pediu que Zeus atendesse a um pedido seu, sem saber qual seria, em algumas versões, ela o fez fazer uma promessa pelo Estige, o voto mais sagrado, que nem mesmo os deuses podem quebrar. Ele concordou e quando soube do que se tratava imediatamente se arrependeu. Uma vez concedido o pedido teria que cumpri-lo. Ele então voltou ao Olimpo e colocou suas vestes maravilhosas (ou demonstrou sua verdadeira forma), já sabendo de o que ocorreria. De fato, o corpo mortal de Semele não foi capaz de suportar todo aquele esplendor, e ela virou cinzas.


Assim, Dionisio passou parte de sua gestação na coxa de seu pai. Quando completou o tempo da gestação, Zeus o entregou em segredo a Ino (sua tia) que passou a cuidar da criança com ajuda das Dríades, das horas e das ninfas. Depois de adulto, ainda a raiva de Hera tornou Dionisio louco e ele ficou vagando por várias partes da Terra. Quando passou pela Frígia, a deusa Cíbele o curou e o instrui em seus ritos religiosos. Curado, ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Ele foi o primeiro a plantar e cultivar as parreiras, assim o povo passou a cultuá-lo como deus do vinho. Dionisio puniu quem quis se opor a ele (como Penteu) e triunfou sobre seus inimigos além de se salvar dos perigos que Hera estava sempre pondo em seu caminho. Nas lendas romanas, Dioniso tornou-se Baco, que se transforma em leão para lutar e devorar os gigantes que escalavam o céu e depois foi considerado por Zeus como o mais poderoso dos deuses.





As vinhas fazem parte de uma grande e diversificada familia de plantas. Todas as uvas usadas na produção de vinho tem origem na espécie Vitis vinifera, que é responsável pelas frutas de maior tamanho e doçura. Existem milhares de variedades de Vitis vinifera. O tipo de uva usado determina o caratér de cultivo e do rocessode produção também influenciarem. 







Tipos de vinhas

Cabernet Sauvignon 
Este é o tipo de uva preta mais conhecido no mundo. Além da Merlot, que em geral é misturada, é o tipo mais usado em Bordéus, e também no Novo Mundo. Estas uvas possuem taninos fortes que ajudam o vinho Cabernet Sauvignon a envelhecer (principalmente no carvalho), desde que se espere  o tempo suficiente para o vinho amadurecer.  Os melhores de seus vinhos são ricos em cor, aroma e intensos em sabor, e com o tempo desenvolvem um gosto prolongado de cassis.




Chadornnay 
Indiscutivelmente, o tipo de uva verde mais popular, em parte por sua natureza simples e versatilidade quanto à produção do vinho. É o tipo usado para fazer o tradicional vinho branco de Borgonha, e também um dos três tipos usados para se fazer Champanhe. Vinhos feitos desta uva são secos, leves (sugerindo maçã), de corpo médio ou mesmo bem encorpados (amanteigados), dependendo de como são feitos.



Chenin Blanc 
A alta acidez caracteriza esta uva, que precisa de muito sol para amadurecer completamente; do contrário, os vinhos saem ácidos demais. As principais regiões para a Chenin Blanc são o vale do Loire, a Nova Zelândia e a África do Sul. Vinhos brancos, de secos a doces (até alguns botritizados), assim como os espumantes, são produzidos deste tipo de uva. Os melhores vinhos secos são os de safras recentes e com sabor frutado; os melhores vinhos doces são aqueles bem equilibrados e mélicos.



Gamay 
O Beaujolais, que é feito da uva Gamay, é de enorme importância comercial na Borgonha, responsável por mais da metade de todo o vinho produzido. A maioria de seus vinhos são tintos simples, leves e frutados,  destinados a serem bebidos logo. O vinho tem um aroma leve porém distinto de pêra, quase sempre resultado dos métodos de produção e também uma sugestão de framboesa. Um Beaujoais mais sofisticado pode ser até envelhecido.




Gewurztraminer 
Os vinhos feitos deste tipo de uva picante são bem encorpados e podem ser secos e doces. São de baixa acidez e de alto teor alcóolico; a maior parte acima de 13%. A região da Alsácia produz os melhores vinhos. Com o seu bouquet perfumado e exótico, o seu sabor de lechia, o Gewurtztraminer é um dos poucos vinhos que combinam com pratos condimentados






Grenache 
Esta uva negra faz um delicioso vinho frutado de alto teor alcóolico e com um aroma de pimenta-do-reino. As uvas tem poucos taninos, portanto geralmente são misturados como uvas mais tânicas como a Cabernet Sauvignon ou a Syrah, que por sua vez contribui para a qualidade dessas duas variedades. O sul da França, a Australia, a Califórnia e a Espanha são as suas principais regiões vinícolas.




Merlot 
Este tipo de  uva negra mais cultivado em Bordéus, onde é geralmente misturado com o Cabernet Sauvignon. A Merlot complementa muito bem a Cabernet Sauvignon por ser menos tânica ou ácida, trazendo assim uma suavidade par a vinhos que puros seriam muito rascantes.


Pinot Noir 
Esta é a uva usada para fazer vinho tinto na Borgonha. É extremamente sensível a condições climáticas, além do seu cultivo ter resultados limitados, tornado-a assim de produção díficil e cara. Sendo raramente misturada a outro vinho, as Pinot Noir fazem um vinho tinto de cor clara e de corpo leve a médio, com um aroma de morango ou mesmo framboesa. Os melhores exemplos do Pinot Noir são os da Borgonha; este são conhecidos como os vinhos tintos mais suntuosos do mundo, mas regiões como a Nova Zelândia e o Oregon nos Estados Unidos estão tendo sucesso com suas produções.



Riesling 
Esta tradicional variedade alemã faz excelentes vinhos brancos no mundo inteiro, de bem secos a bem doces. Seus vinhos são leves  e de baixo teor alcóolico, apesar de possuirem um sabor pronunciado e de longa duração. Seja qual for o tipo de vinho, um nível alto de acidez sempre mantém um bom equilibrio com a opulência. Extraordinários vinhos doces são feitos da uva Resling exposta à podridão nobre.






Sauvignon Blanc 
Os vinhos feitos desta são, em sua maior parte, vinhos brancos de uvas novas e extremamente secos, feitos para serem bebidos logo. O seu sabor e aroma intensos, sugerindo capim e groselha, facilitam o reconhecimento. O Sancerre e o Poully Fumé, originados do Loire, são os Sauvignon Blancs mais conhecidos. No entanto, a Nova Zelândia também produz excelentes vinhos deste tipo.




Sémillon 
Esta uva, bem versátil, é utilizada na produção de uma série de vinhos brancos, de secos a bem doces, particularmente notáveis na Australia e em Bórdeus. Em geral é misturada com a Sauvignon Blanc e também com a Chardonnay. Vinhos secos e mistos são os melhores quando jovens, mas muitos dos vinhos mais doces também melhoram com a idade. O melhor dos Sémillon é provavelmente aquele exposto à podridão nobre, que produz famosos vinhos de sobremesa como o Sauternes e o Barsac.



Syrah 
Conhecido como Shiraz na Austrália e na África do Sul, a uva Syrah faz um vinho tinto escuro, encorpado, forte e de longa vida, principalmente se for envelhecido no carvalho. Repletos de taninos quando jovens, estes vinhos devem ficar guardados no mínimo por três anos, e também serem desfrutados durante as refeições






Zinfandel 
Conhecida o como uma variedade de uva própria da Califórnia, a Zinfandel faz vinhos cujo estilo varia de leve e elegante, como no caso dos vinhos brancos e rosados, a tintos fortes e repletos de taninos, mas o sabor característico de fretinais sempre se revela. Os melhores são os ricos em sabor, de boa cor e preferivelmente envelhecidos em carvalho por um curto período. Estes estarão no ponto depois de cinco anos.








Será o fim das rolhas de cortiça?


Rolhas de CortiçaRoscas de Alumínio (ScrewCaps)
Prós
 É mais porosa e permite uma evolução harmoniosa do vinho de guarda. 
 É muito mais charmosa e elegante de ser retirada do que as roscas. Contras
 É mais cara que as roscas ScrewCaps. 
 Pode deixar um odor de TCA no vinho.
 Exige a guarda do vinho em posição horizontal, pois pode ressecar.
Prós
 Tem um bom sistema de vedação, sendo bom para vinhos que não suportam oxidação. 
 É prática para abrir, pois dispensa o uso de saca-rolhas, podendo popularizar o consumo de vinho no dia a dia.  Contras
 É mais barata para o produtor
 Pode deixar um odor de SLO no vinho.
 É de indiscutível mau gosto. Essas tampas de alumínio se parecem com as horríveis tampas de garrafa de refrigerante.








SACA ROLHAS








1. Anel da garrafa - corta gotas
2. Cortador de lacre
3.Tampa para garrafa
4 a  6 . Termometros


Anna G
• Ano: 1994• Criador: Alessandro Mendini

Por detrás deste nome, à partida desconhecido para muitos, está o criador do saca-rolhas mais conhecido do mundo, o Anna G. Apelativo da concepção ao nome, deste utensílio diz-se ter sido moldado com base nas curvas da então namorada do designer. Verdade ou não, é um objecto de culto.


Macki Waiters’ Friend
• Ano: 2005 • Marca: Carl Mertens
Curiosidade: a patente do saca-rolhas de alavanca data de 1883. Mas este “amigo do empregado”, saca-rolhas e canivete de origem alemã, é muito mais novo. Lançado em 2005 pela Carl Mertens, empresa que transporta até hoje o nome do criador, o Macki, a peça inseparável do bom empregado de mesa, garante ser o terror das rolhas teimosas e um utensílio de estilo à cintura do expert.