30 junho 2010

Como escolher o ar condicionado




Cálculo de BTU

BTU é a unidade que mede a quantidade de calor presente em um ambiente fechado e que precisa ser retirada ou adicionada para atingir um conforto térmico. A sigla BTU significa Bristish Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica.
Para Calcular o BTU ou a quantidade de calor que precisa ser retirado de um ambiente 3 variáveis devem ser analisadas.




1° é necessário saber a metragem total da área em m², a quantidade de pessoas que ficam no ambiente bem como a quantidade de eletroeletrônico existentes no local.

2º o local recebe incidência do sol? Há sombra o dia todo, sol bate nas paredes o dia todo ou na parte da tarde ou na parte da manhã?

3° localização do ambiente? Região litorânea; em andar térreo; entre andares; tipo de telhado?


Outras variáveis que influenciam neste cálculo:



·           Números de janelas
·         Números de portas
·         Paredes externas e janelas que recebem insolação
·        Quantidade e potência de equipamentos elétricos e lâmpadas que dissipam calor
·         Número de pessoas no ambiente

Em Média, utilizamos para calculo de carga térmica 600 Btus/h por metro quadrado.
Por exemplo, ambiente de 20m² teríamos: 600 x 20m² = 12.000 BTU.

Preencha os campos abaixo conforme as características do seu projeto.
* a casa decimal deve ser representada sempre por "." (ponto).
Ambiente
Pessoas
Eletroeletrônicos
Total de Área em m2
 Ex.: 1.50
Total de pessoas no ambiente
Total de eletroeletrônicos

Lembramos que o resultado deste cálculo é orientativo e se destina exclusivamente à seleção de condicionadores de ar para residências ou pequenas salas comerciais. 




Qual é o princípio de funcionamento de um Ar Condicionado? 
Os Sistemas de condicionamento de ar possuem quatro componentes básicos:


1.      Compressor

2.      Condensador

3.      Evaporador

4.      Motor ventilador

Principio de Funcionamento 

O principio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar. Quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura, qualquer variação na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema.

Operação de Refrigeração

No caso da operação de refrigeração o gás sai do compressor em alta pressão e alta temperatura. No caminho que percorre no condesador ele perde calor e continua perdendo no “elemento de expansão” (tubo carpilar e filtro secador). No evaporador, o gás já chega frio, pronto para refrigerar o ambiente interno e carregando o calor para o ambiente externo.



Operação de Aquecimento

        Para operação de aquecimento o princípio é o mesmo. A diferença é que existe uma válvula reversora que muda o caminho que o gás vai percorrer. Ao invés de ir primeiro para o condensador como no ciclo frio, o gás vai primeiro para o evaporador. Com isso, o condensador e a evaporadora trocam de papel. Tudo funciona da mesma forma, só que inversa. Quem fica quente é o evaporador (ambiente interno) e o condensador fica frio (ambiente externo).

Tipos de Ar Condicionado

Janela
São os produtos compactos de menor valor agregado e possuem o evaporador e condensador no mesmo gabinete. Equipamento com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo alteração de fachada.









Split

Equipamento que possui evaporador e condensador separados; e interligados através de tubulações de cobre que nos permite uma grande distância entre as unidades e flexibilidade de instalação, proporcionando menor nível de ruído, e uma melhor distribuição do ar devido a grande área de insufalamento do ar, tornando-se mais econômico.

 Self Chiller


Equipamento de grandes capacidades com necessidade de projetar e aplicações especifica para ambientes comerciais.


Condicionadores de Ar Portátil 

Compare os métodos de remoção de água 

             Todos os condicionadores de ar portáteis desumidificar o ar que passa através deles. A água do ar desumidificado é chamado de condensador. Esta condensação pode ser removido do ar condicionado usando métodos diferentes.  


              Algum Ar condicionado portátil tem escape duplo de mangueiras. Um tubo de escape para expelir ar quente, enquanto a mangueira expulsa o ar condensado. Outros ainda baldes removíveis que enchem de 2-6 horas (dependendo das condições de umidade) , e devem ser esvaziados a mão ou podem ser associados a uma mangueira, que prever drenagem continua.



Como calcular o condicionador de ar portátil BTU classificação de um:

Condicionadores de ar portáteis são classificadas em unidades térmicas britânicas (BTU). Quanto maior o BTU, o arrefecimento mais o condicionador de ar portátil possui. A seguir, são orientações gerais para o tamanho da sala e a máxima coincidindo BTU's que normalmente são recomendados para condicionadores de ar portáteis: 


·         7.500 BTU: 150 metros quadrados

       ·         9.000 BTU: 250 metros quadrados

·         10.000 BTU: 300 metros quadrados

·         12.000 BTU: 400 metros quadrados

·         13.000 BTU: 450 metros quadrados

·         14.000 BTU: 500 metros quadrados


Outros Tipos (Variações de  Split)


Existem no mercado outros tipos de modelos de split, que tem suas funcionalidades similares ao descrito acima. Os modelos comercias conhecidos são: Multi-split, split piso teto, split built-in (embutido), split teto quadrado, split cassete, etc. São modelos splits com configurações


Consumo de um Ar Condicionado 

Ar Condicionado

• Instale o aparelho em local com boa circulação de ar


• Use o equipamento de maneira correta como está indicado no seu manual. 

• Mantenha portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo


• Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.


• Solicite uma visita técnica sem compromisso para ter assessoria de um profissional qualificado no levantamento da carga térmica e especificações do produto que melhora se adapta na suas necessidades.

Eficiência Energética



É uma forma de medir o desempenho do condicionador de ar, relacionando a sua capacidade de refrigeração com o consumo de energia (BTU / Watts). Quando um aparelho consegue refrigerar a quantidade de calor da sua capacidade nominal a um baixo consumo, podemos dizer que ele é mais eficiente. Ou seja, quanto maior o valor da eficiência energética, menor o consumo do aparelho.


Para calcular a eficiência energética é simples, dividimos a capacidade de refrigeração (BTU) pela potência elétrica (Watts), assim teremos o valor de EER (energy efficiency ratio).
EER = BTU

.. ............W

Selo Procel


Selo Procel de Economia de Energia ou simplesmente SELO PROCEL, instituido atráves de Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993. tem por objetivo redução de impactos ambientais e orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

SELO PROCEL é dado aos produtos cuja  eficiência energética é  classe A pelo Inmetro.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS