10 janeiro 2011

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Primeiro post de 2011 , com muito estilo 

Visita aos painéis Guerra e Paz de Cândido Portinari
                   
             Ontem dia 4 de janeiro fui visitar os painéis “Guerra” e “Paz”, de Candido Portinari, que estão sendo exibidos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  Após a exposição, as obras seguirão para o Palácio Gustavo Capanema, onde serão submetidas a um processo de restauração. "Os painéis, de cerca de 14 x 10m, foram encomendados pelo governo brasileiro a Portinari que, mesmo terminantemente proibido pelos médicos de manejar tinta a óleo novamente, terminou a enorme pintura, que foi inaugurada pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. A inauguração aconteceu no exato local para o qual, anos depois, em 2010, as pinturas voltaram. A cerimônia presidida por Kubitschek foi a única exibição dos painéis no Brasil, que rumaram para as Nações Unidas em Nova York e lá permaneceram até sua volta, mês passado". (vejam historia na integra) no blog muito legal da Nathalia Lopes Estudar Arte e Design [de Interiores]
              Portinari terminou as pinturas em nove meses, tendo-as finalizado em 1956. Apenas viu sua obra na inauguração no Theatro Municipal, tendo sido proibido de viajar aos EUA, por ser tido como comunista, e o macartismo era o regime vigente nos Estados Unidos naquela época.
              Durante a visitação, houve uma projeção sobre o artista e o processo de construção dos painéis, além de uma projeção com a seleção de 180 estudos preparatórios que o artista realizou durante a realização da obra e o processo de construção dospainéis, em seguida forma-se uma grande fila para sumir ao palco para ver, os murais originais. Uma experiencia unica. 
Esses são meu filho e meu marido.
              Aproveitamos e levamos meu filho e minha mãe que estão de ferias no Rio para ver a reforma do Theatro. Logo de fora percebemos a diferença, esta fachada agora restaurada nos saltam aos olhos. Que visão maravilhosa. Chegando lá, entranmos em uma fila e so depois decobrimos que era para idosos, que estava relativamente pequena. Eu fiquei com minha mãe e meu marido e filho foram para outra fila, que estava quilometrica. Infelizmente eles não conseguiram entrar.

A aguia, esccultura de 2,8m e 350 kg, foi restaurada pelo francês Fabrice Gohard, responsável por restaurar a tocha da Estátua da Liberdade, em Nova York. O trabalho no Rio durou quatro meses e foi realizado em um espaço ao lado do prédio. A águia foi revestida com oito mil folhas de ouro de 23 quilates, material que veio todo da Europa.




 Minha Mame toda, toda... Maravilhada com a reforma, carioca e nunca havia entrado no Theatro. 


Nesta bela varanda com vista para o Museu de Belas Artes na Av Rio Branco, impressiona o mármore das colunas e as folhas de ouro que dão o acabamento.

 


Detalhes do toilate feminino do balcão nobre



Todos aguardando a exebição do filme. 





O filme é narrado por Fernanda Montenegro e Lula, sim nosso maravilhoso ex presidente.




O grande momento!


Subindo ao palco para fazer parte de um momento único, de resgate de uma história fascinande.
                                                                         Guerra 
 
Paz

A saída se deu pela lateral,  passando pelo Café - Restaurante ASSYRIUS 

O salão abrigou um famoso restaurante por várias décadas, é repleto de detalhes em cerâmica sendo o ambiente mais exótico do Teatro Municipal.


Uma visita para ficar na história.