16 novembro 2011

Arte no latão

Ontem sai com minha prima Selma para um tour na zona oeste, pra ser precisa, no embrião da futura "TransOeste" Corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz, (meu bairro ) a Transoeste terá 56 km de extensão, com 53 estações de BRT (Bus Rapid Transit). A expectativa é que a via reduza pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros da Zona Oeste do Rio. 

História e propaganda a parte, esta via diminui bem o tempo gasto entre Santa Cruz/Barra, que e o meu atual itinerário para tudo, médico, compras e lazer. Será menos penoso realmente, a única coisa que eu reclamo em morar aqui e a distância, acostumada com a Tijuca que tinha tudo perto,  foi difícil acostumar. 



Vamos ao post que afinal e sobre o que mesmo?  .... a sim Os artesão  (artistas) da zona oeste. 

Será porque eu escreveu assim? Simples vou explicar. 

No Brasil até hoje, século XXI ainda fazem distinção entre artista e artesão. Uma questão acadêmica que a longo dos anos vem se arrastando. Para esta sociedade acadêmica foi resolvida. Será?  Muitos fazem distinção, partindo do conceito de cada termo, certo que, muitas pessoas ainda torce o nariz quando um artesão é chamado de artista. Eu  reconheço que o artesão nasceu artista, e esta questão nunca me afligiu, assim também é para muitos historiadores pelo Brasil a fora.

E isso é para outro post Artesão X Artista  quem sabe os próximos.

Sempre que acontece uma grande obra que vai facilitar a vida de milhares de pessoas, existe no fundo uma pequena população que paga por este desenvolvimento. Neste caso são muitas famílias, que ainda não foram indenizadas, que perderam suas casas e suas histórias. Sabemos de artesões que investiram em seus estabelecimentos, e que hoje, sem lugar para trabalhar, muitos estão até mendigando para sobreviver. Este é o preço do progresso, poderia ser diferente mas infelizmente desde que o mundo é mundo isso acontece. 
Então a minha intenção, no meu tour, era conversar com os artista plástico, que se mudaram mais ainda estão na mesma via, que como as famílias, ocupavam a 20 anos, uma área do estado. Com isso todos os artesãos, artistas, chácaras que vendiam plantas e antiquários se mudaram. Sabe Deus pra onde. 



Encontrei  Paulo Sassá ou somente Sassá, como é conhecido, produzindo como nunca. Conversando com ele, fiquei sabendo de todas estas mazelas, enquanto terminava uma escultura um "burrico e sua carroça", faz esta peças a mais de 20 anos, cuidadoso. Amável e tem uma simpatia imediata, desta pessoas que agente acaba de conhecer se torna íntimo. Conversamos sobre arte, mercado e preço, Em suas criações usa chapa de latão, que remete a  infância vivida na zona rural. A sensibilidade retirada no convívio com a natureza é vista na criação de cada peças. Ele  vende suas pecas na feira de Ipanema, vende bem. No sábado a loja é fechado,  porque, segundo ele, "se ficar aberto não tenho peças para vender na feira". Um dia bom para ir conhecer a loja é na quarta e quinta que tem muitas peças prontas e o preço e ótimo. Sassá para adquiri um espaço na feira deve que fazer prova com mais 500 artistas e passou. Achei legal o critério de seleção.



 Esse gramofone para os amante da música.

 
Esta é uma das peças mais vendida


Estas peças podem ser pintadas de branco, quero uma na minha sala.



A história lembra Art Nouveau (arte nova) que acontece neste contexto de sensibilidade da vida rural, se insere no coração da sociedade moderna francesa, do século XIX e ao sentimento e expressão lírica dos românticos da época, e visa adaptar-se á vida cotidiana, às mudanças e ao ritmo acelerado da vida moderna. Retratando exatamente o que ele vive hoje em pleno séc. XXI, apesar de ter sido despejado do lugar que, a muitos anos tinha seu atelier, ele tenta se estabelecer em um espaço sem alma e sem história. Assim como a França que tenta reconstruiu com os artistas através da art nouveau, recriando uma arte decorativa, leve sem formas pre-estabelecida e com muita leveza retratando as folhas, os galhos visto em gradil, na arquitetura e pinturas trazendo de volta a floresta da redondeza que foi destruída com o avanço da modernidade, da industria e da caos deixada pele guerra. Esta origem atenua a relação entre belas-artes e artesanato, valorizando os ofícios e trabalhos manuais,  juntos, os Artistas e Artesãos trabalham pela recuperação, com um ideal de produção coletiva em prol da reconstrução do país. 
 


  
    


 



u_3ba8e31b