10 janeiro 2011

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Primeiro post de 2011 , com muito estilo 

Visita aos painéis Guerra e Paz de Cândido Portinari
                   
             Ontem dia 4 de janeiro fui visitar os painéis “Guerra” e “Paz”, de Candido Portinari, que estão sendo exibidos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  Após a exposição, as obras seguirão para o Palácio Gustavo Capanema, onde serão submetidas a um processo de restauração. "Os painéis, de cerca de 14 x 10m, foram encomendados pelo governo brasileiro a Portinari que, mesmo terminantemente proibido pelos médicos de manejar tinta a óleo novamente, terminou a enorme pintura, que foi inaugurada pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. A inauguração aconteceu no exato local para o qual, anos depois, em 2010, as pinturas voltaram. A cerimônia presidida por Kubitschek foi a única exibição dos painéis no Brasil, que rumaram para as Nações Unidas em Nova York e lá permaneceram até sua volta, mês passado". (vejam historia na integra) no blog muito legal da Nathalia Lopes Estudar Arte e Design [de Interiores]
              Portinari terminou as pinturas em nove meses, tendo-as finalizado em 1956. Apenas viu sua obra na inauguração no Theatro Municipal, tendo sido proibido de viajar aos EUA, por ser tido como comunista, e o macartismo era o regime vigente nos Estados Unidos naquela época.
              Durante a visitação, houve uma projeção sobre o artista e o processo de construção dos painéis, além de uma projeção com a seleção de 180 estudos preparatórios que o artista realizou durante a realização da obra e o processo de construção dospainéis, em seguida forma-se uma grande fila para sumir ao palco para ver, os murais originais. Uma experiencia unica. 
Esses são meu filho e meu marido.
              Aproveitamos e levamos meu filho e minha mãe que estão de ferias no Rio para ver a reforma do Theatro. Logo de fora percebemos a diferença, esta fachada agora restaurada nos saltam aos olhos. Que visão maravilhosa. Chegando lá, entranmos em uma fila e so depois decobrimos que era para idosos, que estava relativamente pequena. Eu fiquei com minha mãe e meu marido e filho foram para outra fila, que estava quilometrica. Infelizmente eles não conseguiram entrar.

A aguia, esccultura de 2,8m e 350 kg, foi restaurada pelo francês Fabrice Gohard, responsável por restaurar a tocha da Estátua da Liberdade, em Nova York. O trabalho no Rio durou quatro meses e foi realizado em um espaço ao lado do prédio. A águia foi revestida com oito mil folhas de ouro de 23 quilates, material que veio todo da Europa.




 Minha Mame toda, toda... Maravilhada com a reforma, carioca e nunca havia entrado no Theatro. 


Nesta bela varanda com vista para o Museu de Belas Artes na Av Rio Branco, impressiona o mármore das colunas e as folhas de ouro que dão o acabamento.

 


Detalhes do toilate feminino do balcão nobre



Todos aguardando a exebição do filme. 





O filme é narrado por Fernanda Montenegro e Lula, sim nosso maravilhoso ex presidente.




O grande momento!


Subindo ao palco para fazer parte de um momento único, de resgate de uma história fascinande.
                                                                         Guerra 
 
Paz

A saída se deu pela lateral,  passando pelo Café - Restaurante ASSYRIUS 

O salão abrigou um famoso restaurante por várias décadas, é repleto de detalhes em cerâmica sendo o ambiente mais exótico do Teatro Municipal.


Uma visita para ficar na história.




13 comentários:

  1. Oi, Sandra! Adorei sua visita, seu comentário e seu blog! Estaremos sempre em contato! Sou ainda estudante de interiores, e tem sido muito legal conversar com quem já tem experiência.
    Sucesso sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra como vai vc tudo bem?
    Seu blog ficou muito legal.
    O passeio deve ter sido muito bom mesmo, pois pelas imagens também ficaria impressionada.
    Beijos Eli

    ResponderExcluir
  3. oi Sandra - lindissimo teu blog -
    consegui o link dos divinos que voce tinha me pedido -
    http://www.artesaomineiro.com.br/categoria-Divinos_de_Madeira-31.htm
    deis mostra o trabalho pronto-
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra!

    Quanto prazer em receber sua mensagem no meu Blog. Obrigada pela visita! Estou voltando à vida depois de passar por momentos muito tristes...Adorei o visual do seu novo Blog mas confesso que ainda sinto falta do outro, que adorava. Já estou adorando esse novo! Que lindo passeio e que aula do belo Theatro! Vc é, realmente, uma mestra! Parabéns! Um beijo para sua mamãe, que amei conhecer. Mil Bjs e muitas saudades

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, seja bem vinda!
    Visita para ficar na memória, cheia de detalhes e muita história mesmo.
    Obrigada pelos elogios!
    Eu comercializo as bonecas sim. As médias +ou- 35 cm de altura R$ 35,00 + frete. As mais altas +ou- 65 cm R$ 50,00 + frete.
    Se for em duplas, as médias R$ 60,00 + frete e as mais altas R$ 90,00 + frete
    Beijos e uma ótima sexta-feira para você

    ResponderExcluir
  6. Seu Blog é maravilhoso! Suas idéias e dicas são de extremo bom gosto!
    Parabéns!
    Beijinhos
    Li

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandra! Amei o passeio! Obrigada por compartilhar tamanha maravilha - de forma virtual - mais valeu a pena. Parabéns pela materia. Um grande abraço da amiga Algecira

    ResponderExcluir
  8. Oi sandra,que coisa linda esse teatro,e a gente nen conhece ne.Uma perna.Que bom que vc mostrou.Otima semana.Bju.Luciene.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de passeio!!!Bom para abrir os sentidos e criar coisas novas! Da um pulinho lá no meu blog, to te esperando
    www.mulherdecamaemesa.blogspot.com
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra!
    É a Isa lá do blog do sorteio da nbanheirinha!
    Como eu disse lá do post, ela não é de 1° linha, pois aqi na minha cidade so achei as de 2° linha, procurando entre as várias que tinham na loja, achei apenas duas com defeitinhos bem minusculos... Caso vc não ganhe, eu posso ir lá ver se acho outra assim pra vc, elas são super baratase se quizer te mando tb um pedaço do tecido que tanto gostou!!!! Vamos esperar o sorteio e se vc não ganhar, agente combina!!!!
    beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra, que programinha bom pra fazer em família, heim?
    Saudades de ti.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra!

    Fiquei maravilhada, quanta beleza!
    Aproveito para desejar uma linda e Feliz Páscoa!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  13. Olá trata-se a 1ª vez que li o teu blogue e adorei muito!Espectacular Projecto!
    Adeus

    ResponderExcluir

ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS