Adega climatizada
X
Adega termoelétrica
Como gosto muito de vinho resolvi adquirir uma adega, esta pequenas e baratinhas para 6 vinhos.
Ao começar a pesquisar sobre preço, modelos e tipos. Algo me chamou a atenção, ao pesquisar este eletrodoméstico percebi o seu modo de funcionamento, ou resfriamento. Logo percebi que existem dois tipo: Adega climatizadora e Adega termoeletrica - logo pensei qual a diferença - então resolvi esclarecer a minha e talvez a dúvida de muita gente.
Existem no mercado brasileiro de adegas dois tipos básicos de sistemas de resfriamento: termoelétricas (por troca de calor) e eletrônicas digitais (por compressor). A seguir relaciono os modelos existentes, com seu tipo de sistema de resfriamento.
Eletrônicas-digitais - temperaturas entre 4 e 18 graus Celsius.
Modelos: Art-des-Caves, GE, Britânia, Suggar, LG, Eletrolux, Brastemp, Metalfrio, Midea, Eurocave (imp.), Liebherr (imp. Lofra), e NovaCave.
Termoelétricas - temperaturas de 10 a 25 graus.
Modelos: Tocave, Dynasty, Wine (Conthey), Bon Cheff, Spicy, EasyCooler, e HomeLeader.
Como as termoelétricas funcionam com "troca de calor", elas dependem da temperatura ambiente para manter resfriado os vinhos em seu interior. Em resumo, não conseguem acompanhar a programação real da temperatura que você deseja de suas garrafas. Assim, procure não adquirir estes modelos, a não ser que você tenha um ambiente refrigerado a pelo menos 17 graus, onde possa instalar a adega. Explicando melhor, numa residência brasileira onde as temperaturas usuais giram em 25 graus, estas adegas somente conseguem temperaturas entre 16-21 graus, dependendo do modelo. O que é inapropriado para manter a temperatura ideal de um vinho (entre 6-16 graus).
Este problema não ocorre com as adegas de compressor. Portanto, opte sempre pelas de compressor (as climatizadas), as quais, salvo alguns modelos, funcionam perfeitamente com a temperatura digitada ou marcada analogicamente. A única ressalva sobre os modelos eletrônico-digitais é a qualidade do compressor. Antes de comprar verifique se o compressor é específico para adegas, os quais devem evitar vibrações que prejudicam os vinhos. A quase totalidade dos modelos no Brasil já possui sistemas anti-vibratórios, de forma que você estará adquirindo adegas seguras para armazenar seus preciosos vinhos. Se você já passou por esse contratempo mande seu comentário. Numa outra oportunidade falarei sobre armazenamento de vinhos. Boa escolha!
Isso e um sonho.
Projeto: Vania Biancarelli
Espero que tenha esclarecido.
Bjos e até a próxima.
Obrigada Sandra, pelos elogios e por ter citado meu projeto em seu post!
ResponderExcluirGostei bastante de seu blog, vou acompanhá-lo sempre que puder e vc tbm, continue deixando comentários lá no meu!
Beijos
Olá, recebi seu convite para conhecer seu blog e aqui estou, adorei.
ResponderExcluirVenha me fazer uma visitinha também:
www.criadacasadesign.blogspot.com
Beijos
Soraya
Sandra estou aqui, risos...
ResponderExcluirMinha querida adorei tudo e esta ideia da adega menor no fundo do corredor, adorei!
Te seguirei minha amiga.
Um enorme beijo no coração.
Dihlu
Vania Obrigada pela visita.
ResponderExcluirVenha sempre.
Vou tentar postas um assunto por dia pelo menos.
Bjos
Estou seguindo seu blog também, que a propósito esta muito lindo, com excelentes informações.
ResponderExcluirAdorei o seu visual.
Bjos
Dhlu vc aqui que legal.
ResponderExcluirObrigada!
Estou preparando um post com as casas das amigas, vc não teria uma fotos da sua para me mandar?
Bjos
Volte sempre!
oi tudo bem sou amigo da Sandra e parei para dar uma olhada gostei muito, mas tenho uma pergunta os trabalhos de marcenaria fina tem mão de obra especializada ? ou tem deficiência de profissionais autônomos no diamercado, pq trabalho com isto fora do Brasil e estou querendo voltar.
ResponderExcluirobrigado