Cadeiras ..... Bancos .....Chaises. ......Tamboretes
A cama é a peça mais antiga de mobília , ela foi criada pelos Egípcios em 1500 AC . Ela se parecia com a de hoje , no entanto não havia colchão.
A mobília continuou se desenvolvendo ao longo da histórica transição da Grécia Antiga para Roma , mas todo o progresso parou por um tempo com a queda do Império Romano.
Os chineses consideram o período Ming como o melhor período em termos de desenvolvimento de mobílias.
Na Europa , o período posterior a Idade Media produziu muitos desenvolvimentos em mobílias .Entretanto um padrão surgiu e foi mantido pelo século 18 adentro. Ou seja , aqueles que podiam pagar , tinham mobílias bem desenhadas e decoradas , enquanto a grande maioria possuía móveis grosseiros que nem mesmo mereciam ser chamado de mobília. No começo do século 15, na Holanda foi introduzido à decoração portas e gavetas almofadadas.
Na Renascença Italiana , nos primórdios anos do século 12, gradualmente ocorreu uma completa mudança nas mobílias da Europa com o propósito de tornar independente cada peça de mobília quanto a sua forma.
O reinado de Elizabeth I na Inglaterra lançou a moda em que se agregou à mobília o item conforto, a qual se espalhou por toda a Europa. Foi nesse período , também, que se teve uma crescente melhoria na qualidade da mobília,com início de atividades “ corporativas “ de trabalho (organizações como sindicatos).
O século 17trouxe o estilo Barroco ‘a Europa Ocidental , sua principal abordagem era a relação da superfície de uma peça de mobília com a peça toda .Antes disso , diferentes superfícies nunca foram consideradas. O ano de 1720 é um ano importante para o Mogno , pois foi neste ano que aconteceu a primeira importação de Mogno pela Inglaterra , e aos poucos , o Mogno substituiu a Nogueira como a madeira favorita. Desse ponto em diante , os estilos mudaram rapidamente em relação a história geral da mobília . No entanto , as peças básicas e as técnicas de construção permanecem até hoje , o que se altera é a tendência e o designs em sintonia com a época e com o tempo.
A Cadeira chegou ao Brasil no século 16, com a vinda dos portugueses. Até então, por aqui, o mobiliário indispensável eram a rede e a esteira indígenas, ambas de fibras vegetais. A novidade demorou a vingar. Durante muito tempo, seu uso esteve restrito a igrejas, conventos, sedes de bispados, palácios de governo e outros lugares requintados.
Apenas no século 19 é que as famílias brasileiras passaram a incorporar no mobiliário o jogo de cadeiras, destinado a compor a sala de jantar e as salas ditas de visita. Detalhe: isso valia para as famílias mais ricas. O resto do povo continuou fazendo o que já fazia quando queria descansar as pernas: sentava em bancos, redes ou no chão,mesmo. Até o início do século 20, no entanto, tanto a cadeira quanto o resto do mobiliário tinham a cara e o jogo de cintura europeus, mesmo aqueles fabricados aqui. A semelhança não era uma coincidência: o mobiliário nacional copiava mesmo os padrões europeus de acabamento, de materiais e revestimentos o que ainda encarecia sua produção. A arquitetura e o design genuinamente nacionais só floresceram com o desenvolvimento da indústria. Uma coisa leva a outra: os projetos dos novos prédios que surgiram demandaram mobiliário mais adequado.
Observando os pés podemos identificá-las
Em 1830, na cidadede Boppard, Michael Thonet, usando toda sua criatividade desenvolveu a técnica de vergar madeira maciça.
A partir desta época revolucionou a arte de trabalhar com a madeira, desenvolvendo uma linha de móveis leves e elegantes totalmente diferente de tudo o que existia na época: os móveis em madeira maciça vergada.
O sucesso foi tão grande que rapidamente as criações de Thonet podiam ser encontradas nas residências dos aristocratas e nos finos cafés vienenses. Desde então, a história do móvel está dividida entre antes e depois de Michael Thonet
Cadeiras Brasileiras
Esta cadeira com encosto e assento estofados de 1930 e foi doada por Ruth Barbosa. É um exemplo de como o design do século 20 evoluiu com o uso de metais na estrutura dos móveis
Precursora do vaso sanitário, a cadeira sanitária de imbuia tem estrutura de uma cadeira comum, exceto pela tampa no assento que revela o urinol no interior. Uma porta lateral permite a retirada dos dejetos. Esse tipo de peça era usada nos quartos até a instalação de sistemas de canalização de esgotos. O exemplar é do século 19 e veio de Ilhabela, litora de São Paulo.
Esta poltrona de couro, do século 18, foi uma doação de Titina Crespi. Confeccionada em carvalho, madeira estrangeira, é um exemplar do estilo nacional-português, com influência renascentista. Os relevos no couro do encosto dão charme à peça, mas atrapalham o conforto.
Estilos de Móveis - Inglaterra
Robert Adam : 1760 – 1795 -
Nome dado pelo arquiteto Robert Adam , o qual estudou arquitetura antiga na Itália. Enquanto na Inglaterra, ele desenhava mobílias com detalhes clássicos , os quais combinavam com a característica clássica das casas da época .
O estilo Adam foi reproduzido em serie limitada por marceneiros nos Estados Unidos, principalmente na Carolina do Sul.
Chippendale: 1750 – 1790
Nome dado após o designer inglês e marceneiro Thomas Chippendale ,ter publicado seu design em informativos da época, intitulado “O cavalheiro e o Marceneiro” em 1754.
O estilo sofreu três tipos de influências diferentes , a influência francesa , chinesa e gótica .
Nos Estados Unidos , o estilo Chippendale foi um estilo mais elaborado do que o estilo Queen Anne , com pernas torneadas, pés arredondados e com garras e encosto triangular ornamentado .
Hepplewhite : 1770- 17865
Nome dado após publicação póstuma do estilo do designer George Hepplewhite em 1788 no “Guia para Marceneiros” .
O estilo é neoclássico e foi reproduzido nos Estados Unidos particularmente nas Carolinas, Maryland, Nova Inglaterra, Nova York e Virginia. É caracterizado pela delicadeza, pernas delicadas e o uso de contraste de lâminas e entalhes.
Sheraton: 1780-1820
Nome dado pelo designer Thomas Sheraton o qual publicou seu estilo no livro “Marceneiros e Tapeceiros” em 1791
É um estilo neoclássico caracterizado por linhas retas delicadas, construção leve , contrastando lâminas , motivos neoclássicos e ornamentações. Foi o estilo mais reproduzido nos Estados Unidos durante o período Federal .
Willian e Mary : 1689-1725
Estilo influenciado pela Europa, recebeu o nome após o reinado de Willian e Mary da Inglaterra (1689-1694).
O estilo tem influências alemã e chinesa. É caracterizado por pernas bem torneadas terminando em pés arredondados, assento plano e laqueado oriental.
Queen Anne : 1700-1755
Nome dado após o reinado da rainha Anne (1702-1714).
É um estilo mais refinado que o Willian e Mary, com proporções moderadas , aparência graciosa.É caracterizado por pernas torneadas , pés chatos e encosto em forma de rabeca .
Nome dado devido `a rainha Victoria da Inglaterra, que reinou de 1837 a 1901.O estilo vitoriano provém de formas góticas com pesadas proporções, acabamento escuro, entalhes elaborados e ornamentações. Nesse período ,ocorreu pela primeira vez a reprodução em série de um estilo.
Estilos Americanos
Mobília muito rudimentar feita com madeiras locais. Tem influências de estilo europeu de mobília, particularmente da Inglaterra, França, Holanda Escandinávia e Espanha.
Estilos Francês
Luis XV : 1723-1774
Conforto, luxo e beleza são exagerados neste estilo.
As cadeiras têm pernas torneadas, joelhos entalhados, pés entalhados , assentos e encostos arredondados. Os braços são entalhados e terminam com a moldura do assento também entalhado.Ornamentações de todos os tipos são utilizadas.
As cadeiras têm pernas torneadas, joelhos entalhados, pés entalhados , assentos e encostos arredondados. Os braços são entalhados e terminam com a moldura do assento também entalhado.Ornamentações de todos os tipos são utilizadas.
Linhas retas e superfícies retangulares substituem as curvas .A decoração consiste em motivos clássicos e é usado para acentuar a beleza do estilo.As cadeiras são retas, pernas finas entalhadas, refinando o estilo.
Este estilo foi criado fora das inspirações Greco-Romana, no comando de Napoleão.Absolutamente simétrica, tipos geométricos e proporções sólidas pesadas, caracterizam todas as peças.Superfícies grandes , planas e retas com ornamentos consistindo principalmente de apliques de bronze.
Mediterrâneo ( Espanhol)
Um dos mais famosos estilos de mobília, é um híbrido entre o estilo espanhol e italiano provinciano. Este estilo mantém os entalhes aparentes, num verdadeiro estilo espanhol,mas substitui o latão por ferro batido e usa madeira leve remanescente da província italiana.É um estilo adaptado e flexível , é mais delicado e leve do que o estilo espanhol verdadeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS