26 agosto 2010

Chá para aquecer!

             Adoro chá! e você?                                      

O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, perde só para a água. Datada de mais de 2.000 anos, surgiu na China como forma de homenagem aos imperadores. Mas foi na Inglaterra, no fim do século XVIII, que a bebida ocidentalizou-se devido à Revolução Industrial.

No Brasil, as bebidas derivadas de plantas e ervas passaram por uma transformação: de remédio da vovó para combater gripes, resfriados e cólicas, tornaram-se bebidas sofisticadas e muito apreciadas. Vale ressaltar que nem tudo é chá. “A bebida pode ser chamada assim apenas quando se utilizam as folhas e/ou botões da planta Camellia sinensis




O sucesso do chá vem à prova com o mercado de luxo, cheio de blends e versões gourmets 


Blends - Que significa "Misturas" -




 Gourmets 




Acerte na preparação

Preparar um chá ou uma infusão de ervas não é difícil, mas requer alguns cuidados para que o sabor e o aroma sejam preservados. 
- A versão a granel é muito mais aromática e saborosa que a de saquinho, apesar da sua praticidade. “Na maioria das vezes o papel tem cloro e o sabor é passado para a bebida”, conta Carla.

- Não use um bule de alumínio ou inox. Opte por um de vidro, cerâmica ou ferro.

- Os materiais mais aconselhados para apreciar a bebida são o vidro ou a porcelana.

- Usar o tamanho certo de infusor para as versões a granel é importante. Ele pode ser de aço inoxidável, algodão cru orgânico, bambu e papel.

- Respeite o modo de preparo de cada tipo de chá ou de infusão. Segundo Paula, deve-se utilizar a quantidade exata de ervas, com a temperatura controlada e o tempo de infusão correto. “A água muito quente pode queimar a folha; se o chá ficar muito tempo em infusão, o tanino é liberado e ele amarga.”

- “Como em qualquer bebida, o açúcar altera o sabor. Para os apreciadores ou degustadores, não é aconselhável. No entanto, caso a pessoa sinta necessidade, sugiro o mel por interferir menos no sabor do chá”, o importante é ter prazer, usando açúcar ou não.

- O calor ideal do chá ou da infusão não queima os lábios.

- Na hora de preparar a versão gelada da bebida, faça uma infusão forte e adicione água fria ou gelo.

- O famoso chá preto com leite deve ser feito apenas com um gole de leite frio – nunca quente, pois altera o sabor.

Fonte casa & jardim