14 julho 2011

Dicas De♥coração- Iluminação





          Decorar uma casa não significa somente comprar móveis, quadros, tapetes e mimos. Uma iluminação correta realça os objetos, melhora a decoração e o bem estar da família, tormando o ambiente confortável e aconchegante.
Como melhorar a iluminação ja existente em sua casa
  1. Trocar a iluminação direta (de lustres) pela indireta (de luminárias e abajures), esta luz cênica deixa o ambiente com uma atmosfera aconchegante.
  2. Se optar por lâmpadas fluorescentes econômicas, certifique-se de que elas não fiquem aparentes. Nada menos glamouroso do que uma lâmpada caindo para fora da luminária.
  3. Prefira as de luz amarela em vez da luz branca. O efeito é muito mais acolhedor no ambiente além de esconder imperfeições nas paredes.
  4. Na cozinha, o ideal é ter uma luminária com lâmpada fluorescente (mais econômica e que proporciona uma iluminação adequada ao trabalho junto às panelas) e também luminárias com luz indireta para criar um clima mais aconchegante na hora do jantar ou de circular pelo ambiente fora dos horários de pico.
  5. Luz de velas é sempre um bom truque para conseguir um ambiente romântico e irresistível. Mantenha castiçais ou suportes de velas espalhados por ambientes como o quarto e a sala. Nunca se sabe quando um "climão" será necessário.
  6. No banheiro, a luz branca ainda é imbatível, seja por meio de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, pelo menos junto ao espelho, para garantir que a maquiagem saia bem-feita. No restante do ambiente, o clima pode ser suavizado com luminárias de parede (arandelas) ou lâmpadas econômicas com luz amarela.
  7. Se decidir reformar a casa ou construir, uma boa dica é conversar com um profissional que elabore um projeto de iluminação de acordo com seu gosto. Hoje existem milhares de equipamentos para ter uma iluminação inteligente em casa, que funcionam por controle-remoto, acendem automaticamente em alguns pontos da casa e por aí vai. 
  8. Uma preocupação especial com as pessoas que gostam de mudar moveis de lugar, neste caso é necessário um iluminação sem pontos marcados como espotes e pendentes. 
  9. A tonalidade da luz também é de grande importância. Quanto mais avermelhada e amarelada ela for, mais aconchegante e tranqüilo será o ambiente. As tonalidades mais brancas e azuladas são recomendadas para ambientes mais ativos, estimulando a produtividade, como por exemplo: escritórios, cozinhas e áreas de serviço.


    Efeitos especiais

    Alguns efeitos básicos combinados garantem uma boa iluminação e trazem conforto sem que o morador se dê conta. "O melhor projeto de iluminação é aquele em que nem parece existir um projeto", diz Ricardo Heder, da Reka.


    -



      
    Lâmpadas halógenas de foco fechado no teto são direcionadas para os elementos que se quer destacar. Para acertar o alvo, deve-se fazer um cálculo geométrico levando em conta o pé-direito e o ângulo do facho de luz da lâmpada.
     





    Este efeito é ótimo para criar a luz geral numa sala ou num quarto. Um ou mais pontos de luz jogam a luminosidade para o teto, que deve ser pintado de branco. Ele, por sua vez, reflete a luz para todo o ambiente, criando um efeito degradê nas paredes.



    Aqui também é necessário fazer uma equação, acrescentando uma variável: a distância da lâmpada à parede. A intenção é valorizar uma das paredes e criar um efeito em que a luz vai esmaecendo – o nome sugere que a luz lava a parede de cima para baixo.



    Dicas para economizar energia
    • o dimmer, dispositivo que permite controlar a intensidade de luz e reduz o consumo de energia, e o quebra- quebra, aumenta a durabilidade da lâmpada. Modelos eletronicos permitem uma economia maior.
    • A escolha de lâmpadas também influencia no consumo. 
                 As fluorescentes consomem, em média, 80% menos que as incandescentes. Devem ser empregadas em ambientes onde a luz fica acesa mais de quatro horas por dia, cozinhas e áreas de serviço.
                        Nas áreas sociais, como salas de estar, usadas por poucas horas durante a semana, as lâmpadas fluorescentes podem ser evitadas.  
                          Observem o selo Procel Inmetro, colado no cartucho da lâmpada que reconhece se o produto é econômico e tem um padrão de eficiência aprovado pela Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica). 
     Testes e simuladores de iluminação
                          Nem todo mundo tem condições de contratar um profissional da área em iluminação de ambiente, e por isso que existem alguns serviços gratuitos na internet para facilitar sua vida. Uma dica que tenho é o Simulador de iluminação de ambientes internos de uma casa oferecendo pelo site Casa da abril. Mesmo que os ambientes não sejam os seus o objetivo do projeto é visualizar com clareza como cada elemento do projeto de iluminação faz todo diferença na decoração de sua casa ou na decoração de  ambiente como sala, quarto, banheiro e cozinhas.
    Clique aqui

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ADOREI SEU RECADO!!!!
    AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
    BJOS