25 novembro 2010

Os 10 mandamentos para emoldurar







1. O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e o “peso” da obra.
Exemplo: um quadro simples e “leve” combina com uma moldura reta e pequena.

2. Uma moldura côncava aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra.

3. Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa que a solte da parede.

4. Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem.

5. Trabalhos delicados pede molduras simples e leves.

6. Deve-se sugerir molduras com linhas para telas lineares.

7. Cores marcantes no passe-partout ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva.

8. Tonalidades claras – como o bege – devem ser usados para acentuar as cores.

9. Quando for necessário o uso do vidro – caso dos trabalhos em papel -, deve-se pensar na utilização de vidros anti-reflexo.

10. Para pintura com cores quentes – vermelho, marrom e amarelo – predominantes, o apropriado é usar molduras de cores igualmente quentes; quando elas forem de cores frias - azul, verde e branco - o correto é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares.
Cuidados com telas e molduras.


DICAS DE♥DECORAÇÃO

- Para limpar molduras, comece tirando o pó com um pano ou pincel – se ela for trabalhada. Na parte de trás da moldura, faça uma revisão mais detalhada e periódica para preserva-la de traças e insetos.

- Para evitar que os quadros marquem a parede, cole em cada canto interno da moldura uma rodelinha de cortiça.

- Os quadros à óleo pedem limpeza cuidadosa, duas vezes ou mais ao ano, caso fiquem expostos à poeira.

- Nunca use aspirador de pó em nenhum dos lados do quadro. A sucção pode estalar a pintura.

- Da mesma forma, diga não ao espanador, que também pode danificar a tela.

- Evite que o sol bata diretamente sobre as telas.

- Leve os quadros ao moldureiro pelo menos uma vez por ano. Assim, ele poderá fazer uma limpeza completa e cuidadosa no objeto e aplicar um remédio para que ele fique livre dos cupins.

- Observe periodicamente se existe mofo ou algum tipo de infiltração na parede. Qualquer descuido neste sentido pode danificar o quadro.

- Não passe cera na moldura. Normalmente ela já é colocada na tela quando já está encerada.

- Se tomar muito sol o quadro pode até empenar. Por isso, o controle da quantidade de luz é fundamental.





Passe-Partout
            O suporte de maior tradição na fotografia, seja para um painel ou para o portfólio, é o passe-partout, (este espaço entre a imagem e a moldura) que além de ser encontrado em várias cores e gramaturas, tem pH neutro — o que é importante para a conservação da foto. Segundo Rosely Nakagawa, papéis comuns, que não têm pH neutro, reagem quimicamente com o papel fotográfico com o passar do tempo. O resultado é o aparecimento, dentro de 1 ou 2 anos, de fungos, visíveis como manchas amareladas na emulsão.

           As folhas de passe-partout, entretanto, são importadas, mais caras e não estão à venda em qualquer papelaria. Este papel especial é encontrado somente em algumas lojas especializadas em desenho e arte, como Métier, Casa do Restaurador, Espaço Ophicina, ou a Michelangelo, em São Paulo (SP), ou distribuidoras de material importado, como a Molducenter, também na capital paulista.

          Em muitos casos valoriza a obra que será emoldurada. Para tanto existe grande variedade de materiais, formas e acabamentos possíveis.

Formas
As molduras podem ser confeccionadas nas mais diversas formas geométricas, como as ovais, redondas, oitavadas, sextavadas, entre muitas outras.

Simulador de Molduras
               
                  Através do exclusivo simulador de molduras da Barewalls Brasil, você pode experimentar e analisar várias opções de emolduração para seu pôster - de modo fácil, prático e intuitivo. Nosso simulador foi desenvolvido para que você visualize como seu pôster vai ficar depois de emoldurado, da forma o mais fiel possível à realidade. Você monta a opção que desejar - a Barewalls Brasil executa a emolduração personalizada para você e entrega em sua casa, prontinho para pendurar na parede.




3 comentários:

  1. Oi Sandra!

    Adorei, de novo, ver meu desenho na sua parede! Modéstia à parte, ele está liiiiiiindo. Obrigada, mais uma vez, por realizar um sonho que eu nem sabia que tinha: ver expostos meus desenhos. A matéria está maravilhosa e a postagem está linda! Bjs e visita meu Blog pois tenho desenhos novos...

    ResponderExcluir
  2. Sandra!!! Tem um presentinho p/ vc lá no meu blog!! Passa lá...
    Bjs...Lú

    http://naminhacasatemqueter.blogspot.com

    ResponderExcluir

ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS