11 setembro 2012

Meu Divino

Fê Dutra
Sala da Fê Dutra cheia de Dvinos.
Há muito tempo sonhava com um divino, sempre que visitava o blog "Casa da D.Santa" da Fê Dutra ficava namorando sua parede cheia de divinos. Como não tenho muita habilidade para costura e não aprendi a fazer crochê, me restou comprar deu uma chorada aqui e ali e o amor fez mais uma das minha vontades. O Divino comprei na estrada Santa Cruz / Barra, atelier da Nivia que esta cheia de coisinhas fofa . Depois faço um post contando tudo.

Meu Divino com esplendor duplo



 Castiçais e cúpula da Etna, e sopeira, ja falei dela aqui em outro post.




Meu Bufe amarelo e minha abajur anos 50.



Minha sala esta completa, e não falta o lustre.

Linda esta oração! Agora vou reza sempre que for fazer um post (inclusive) para que minhas palavras sejam bem interpretadas


Obrigado Senhor pelo meu presente!


  • Explicando VATICANO
Originalmente, VATICANO conhecido como Vagitanus que era um deus etrusco que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro" e seu tempo foi erguido no antigo local do vaticano. Era também o nome de uma das sete colinas de Roma onde se erguia o Circo de Nero. Lá  S. Pedro foi martirizado e sepultado.  No século IV o Imperador Constantino mandou erguer a primeira basílica no lugar do Circo de Nero, que é a origem da atual. A construção da basílica de S. Pedro foi iniciada em 1506, há exatamente 500 anos, e terminou em 1612, sob o pontificado do Papa Paulo V.

Vaticano= latim Mons Vaticanus (Monte Vaticano)
A raiz da palavra "Vaticano" deriva do latim "Vates" = " Videntes, adivinho"
Palavra emprestada do Etrusco 


Fiquei encantada com tudo que vi na Europa.  Cheguei em Roma na segunda feira após a Páscoa, a praça ainda estava montada com cadeiras e as flores. 

O Vitral do Divino Espirito Santa da Basílica de São Pedro no Vaticano.

BASILICA PAPALE DI SAN PIETRO IN VATICANO




Foto amplo ângulo de interior. Detalhes visíveis nesta vista incluem: uma faixa dourada de texto que se estende ao redor da cornija, nichos com estátuas em todos os cais, anjos esculpidos ao redor do arcos, e no chão de mármore incrustado, a concepção de que irradia a partir do baldaquino sob a cúpula.
Imagem internet


A iluminação vinda do  sol  no fundo da igreja vem do vitral do Espírito Santo, projetada principalmente por Bramantes. Michelangelo, Maderno Carlo e Bernini,  localizada na Cidade do Vaticano,  São Pedro é a obra mais famosa de arquitetura renascentista e continua a ser uma das maiores igrejas do mundo. Em forma de uma cruz latina (†) .



Aqui parte do baldacchio com curvas barrocas que apóia um dossel drapeado de bronze, e todos os detalhes, incluindo as ornadas (abelhas,ovelhas, folhas de oliveira) símbolos papal, projetado por Bernini e onde foi trazido o restos mortais de São Pedro. Esta localizado na junção da cruz sobre ele uma enorme cúpula paira majestosamente.


cúpula

  
Cátedra de São Pedro é uma relíquia conservada em St. Basílica de Pedro , dentro de um dourado bronze invólucro que foi projetado por Gian Lorenzo Bernini e executada 1647-1653. , Cathedra Petri, visto de trás do altar-mor de São Pedro
A praça de São Pedro




A guarda papal



obelisco central tem 40 metros de altura, incluindo a base e a cruz no topo.



O estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica que enquadra a entrada trapezoidal para a Basílica e a grande área oval que a precede. A parte oval da praça reflete o estilo barroco, próprio da época da Contra-Reforma.


As colunas dóricas


A Pietá de Michelangelo


É a perfeita visão de anatomia humana modelada pelas mãos de nosso grandioso artista aos 23 anos de idade. A virgem Maria segura o filho Jesus morto nos braços, uma cena trágica, porém inspirou Michelangelo em mais uma de suas importantes criações conhecida como "A Pietá de São Pedro" ou simplesmente a "Pietá de Michelangelo."


Nos aqui na nossa tradicional foto dos sozinho! Estamos ficando craques neste tipo de foto.



Dicas

  • Reserve duas tarde ou duas manhãs para a visita, pois necessita de um dia inteiro, é muita informação, aconselho fazer por etapas;
  • Adquiram na entrada um áudio em português para explicar o tour,
  • Na capela Sistina é interessante comprar um livro, ou um guia para que possa entender melhor o  teto, e reserve um tempo para observar os detalhes;
  • Eu fui à tarde é tinha uma pequena fila;
  • Não esqueça que esta pisando em solo sagrado para os católicos e não pode entrar de bermuda e ou roupas curtas e decotadas, use um lenço comprado nas lojinhas próximas.
  • Existem varias conduções para chegar lá e muitas lojinhas de lembracinhas na rua de acesso.


u_3ba8e31b