13 setembro 2010

DESIGN BRASILEIRO - Mauricio de Souza

                       
                 É impossível começar a falar do design brasileiro sem antes falar na criação que se deu ao longo desses 50 anos, Mauricio de Souza e exemplo disso, sem dúvida, tem uma carreira brilhante: Soube dar identidade e personalidade às suas criações, foi e é admirado por diversos nomes dos mais importantes das histórias em quadrinhos mundiais, soube fazer seu trabalho principal e empreendedor muito bem, tem fama internacional (talvez até muito mais do que imaginamos…) e tudo começou, no caso da Turma da Mônica, com inspiração na sua filha. Até o dia 24 de setembro, o Espaço Cultural Citi, galeria de arte na Avenida Paulista, apresenta a mostra inédita"Mônica, a criação do personagem brasileiro", que traça o percurso de sucesso da menina criada por Maurício de Sousa.





                 Mauricio de Sousa é  sem sombra de dúvida o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, mas que agrada também os adultos e criador da famosa "Turma da Mônica". Mauricio nasceu no dia 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel, São Paulo, filho do barbeiro Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa e deve ter herdado de sua mãe o gosto pela arte. 
Bidu e Franjinha foram as suas primeiras tiras a começar a circular através do jornal em 1959. 





                            Maurício de Sousa, produziu uma exposição de artes em 1995  isso foi há 10 anos, intitulada: História em Quadrões, no qual seus personagens "Turma da Mônica" são interpretados como imagens de quadros famosos, de pintores brasileiros e internacionais, dessa forma, o artista citado faz com primazia a aproximação das crianças com o universo das artes plásticas, utilizando-se ludicamente dos populares personagens. 
Agora Mauricio recria, agora, uma nova serie de obras famosas que podem ser vistas no livro "Historia em quadrinho 2" - tem trabalho de Goya, Manet, Monet, Leonardo da Vinci, Van Gogh e muito mais .  




História em Quadrões com a Turma da Mônica volume 1
Histórias em Quadrões com a Turma da Mônica volume 2



Retrospectiva




                                       Pescadores                   
                                           (Di Cavalcanti – 1951)                                                 

“As meninas Cahen D’Avers”, conhecido como “Rosa e Azul” Renoir 


Dança dos Tapuias - Albert Eckhout - 1686

 
 O PENSADOR DE PLANOS INFALÍVEIS  MAURICIO DE SOUZA -                               O PENSADOR - RODIN




MÔNICA LISA (DA VINCI) E CEBOLINHA TOCADOR DE PÍFARO (MANET)




O GRITO DE EDVARD MUNCH -       O BERRO DE MAURICIO DE SOUZA




 A ÚLTIMA JANTA


A Turma da Mônica cresceu



                     A “Turma da Mônica Jovem” ganha até o dia 14 de setembro, no Shopping Bourbon, em São Paulo, um evento que mostrará o estudo de criação dos personagens, além de clipes, exposição de outros títulos protagonizados pela turminha, shows com os personagens e até autógrafos do autor Mauricio de Sousa.
                   A investida do autor no mundo dos mangás, com seus personagens clássicos “crescidos”, teve lançamento oficial na Bienal do Livro e, desde então, já teve triplicada sua tiragem inicial para poder atender à procura dos leitores, que esgotaram a primeira edição de “4 Dimensões Mágicas”.



BONECOS DA TURMA DA MÔNICA JOVEM


                 Maurício, grande quadrinista e produtor de desenhos animados, chefia no Brasil uma equipe composta por 150 profissionais. Ele atua no segmento editorial, de animação, parque temático, produtos licenciados, site, entre outras atividades. A obra dele já foi traduzida para mais de 50 línguas, incluindo o chinês, e a venda de suas revistas em quadrinho ultrapassou a marca de 1 bilhão de unidades em todo o mundo. Ele criou mais de 200 personagens, entre os quais a Mônica e seus amigos Magali, Cebolinha, além de Pelezinho e Ronaldinho Gaúcho.
            
         




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS