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Tudo muito baratinho e ao alcance de todos! Realmente surreal.
Um pouco de Arte
EXPLICANDO ...O SURREAL COM O SURREALISMO!
EXPLICANDO ...O SURREAL COM O SURREALISMO!
Remetendo estes objetos para arte, seria assim como entender uma tela de Salvador Dali, um instalação e obra de Flavio de Carvalho ou a obra de Marcel Duchamp, em o engennheiro do tempo perdido ou até dominar o assunto do movimento Surrealismo ou Dadaísmo.
Vejamos se vocês concordam.
PRIMEIRO MOVIMENTO SURREALISMO
Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do sub consciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o sub consciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do sub consciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Simples não?
Salvador Dali - é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois em Madri, na Academia de San Fernando. Nessa época teve oportunidade de conhecer Lorca e Buñuel. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua obra. Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira.
Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo. O filme O Cão Andaluz, que fez com Buñuel, data de 1929.
Ele criou o o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas .Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”. No final dos anos 30 foi várias vezes para a Itália a fim de estudar os grandes mestres. Instalou seu ateliê em Roma, embora continuasse viajando.
Depois de conhecer em Londres Sigmund Freud, fez uma viagem para a América, onde publicou sua biografia A Vida Secreta de Salvador Dali (1942).
Ao voltar, se estabeleceu definitivamente em Port Lligat com Gala, sua mulher, ex-mulher do poeta e amigo Paul Éluard. Desde 1970 até sua morte dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Além da pintura ele desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis.
A persistência da memória, o mais conhecido dos quadros, é um quadro pequeno (24x33cm), Dalí levou apenas 2 hrs para realiza-lo. O tempo que Gala levou para ir ao mercado e deixa-lo sozinho, demonstra a obsessão que tinha por sua esposa. A flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana com o tempo e a memória. A cabeça adormecida que aparece nesse quadro, em muitos outros também, é o próprio Dalí presente.
Após a segunda guerra mundial, imaginava-se que o mundo seria outro e que nasceria um novo homem dessa experiência traumática que é a guerra .
Mas a visão de Dalí não demonstra este otimismo. A criança que assiste ao nascimento está assustada e a mulher que aponta para o acontecimento, a saída do homem do ovo - mundo, é ao mesmo tempo esquelética e musculosa. É uma atmosfera de ameaça e não de alegria. O ovo é o próprio mundo, com uma casca mole, onde os continentes são moles e estão derretendo: misteriosamente, a África ocidental deixou cair uma lágrima. Há uma gota de sangue escorrendo da abertura de onde sai o homem.
A Madona de Port Lligat (1949), de Salvador Dali
“A Madona de Port Lligat”, de 1949, óleo sobre tela, como outros quadros do pintor espanhol mostra paisagem montanhosa, terra seca com o sol batendo forte. Salvador Dali nos mostra Mãe e Filho ainda unidos, mas separados do mundo, dentro de uma barreira de concreto em forma de arco.
Observe que o rosto no quadro é o de sua esposa Gala, que neste caso a faz ser imaculada como a Maria Mãe de Jesus. E traz no ventre um filho que nunca nasceu.
Sofá Dalilips
O mobiliário desenhado por Salvador Dalí, para Bd Barcelona Design que tem os direitos exclusivos de comercialização mundial, é o famoso sofá em forma de boca que o artista criou juntamente com Oscar Tusquets em 1972 para a sala de Mae West, no Dalí Museu de Figueres.
Mais de trinta anos tiveram de passar antes que se tornasse possível colocar esse desenho sensual em produção. Gracas a industrial de polietileno, sendo fabricado com a tecnologia de moldagem rotacional utilizando um processo especial que dá à peça um toque delicado, foi possível reproduzir o realismo e a força expressiva de Dalí que sonhou com essa boca em grande escala, agora poderia sentar-se ou afundar-se de realização.
Artista do surrealismo
PINTOR RUSSO CHAGAL
Marc Chagall nasceu em uma família judia, em 1887, na Rússia. Seu nome original era Moisés. Condição econômica de sua família não era muito estável. Sendo o mais velho dos nove filhos, o pai de Chagall tinha grandes expectativas dele. No entanto, o seu talento criativo foi perceptível em uma fase muito jovem. Resistir a desaprovação do pai, Chagall começou seus estudos de arte em São Petersburgo com Leon Bakst, em 1907, e criou um estilo único de sua autoria.
Max Ernst
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Ives Tanguy
Yves Tanguy nasceu em 1900 na Bretanha, França. Ele começou sua carreira na Marinha mercante e foi convocado para o exército durante a Segunda Guerra Mundial I. Após a guerra ele se estabeleceu em Paris, ganhando a vida por diferentes empregos. Ele nunca teve nenhum treinamento formal em pintura. Ele disse que a idéia de se tornar um artista chegou a ele depois que vi uma foto de De Chirico , em 1923. Seu amigo, o poeta Jacques Prévert (1900-1977), introduziu-o no círculo dos surrealistas.
André Masson lutou na Primeira Guerra Mundial porque queria experimentar "os aspectos wagneriano de batalha" e sabe o êxtase da morte Hahn a biografia de Otto de Masson explicou que o ecstasy "o dia uma bala rasgou-se em seu peito. Ele permaneceu em pé , continua de pé, inconsciente da dor. O mundo ao seu redor se tornou algo maravilhoso e ele experimentou sua primeira versão física completa, enquanto no céu apareceu diante dele um torso de luz. "
René Magritte (Pintor belga)
Pintor belga, formou-se pela Academia de Bruxelas. Seu trabalho foi baseado em buscas abstratas e cubistas. Uniu-se ao movimento surrealista em Paris em 1927 sob a influência de Chirico. Em seus quadros reproduz uma técnica absolutamente acadêmica com objetos e pessoas. Sua arte tem uma aparência rigorosamente objetiva que provoca inquietude e surpresa, inspirada no absurdo. Sua pintura reflete sobre temas metafísicos. Classificado de surrealista reagiu e disse fazer uso da pintura como
objetivo de tornar visíveis os seus pensamentos. Foi de fato surrealista, mas foi também um pensador. O seu trabalho é sempre complexo e obriga ao raciocínio, à interpretação e ao estudo.
Os quadros de Magritte não podem ser simplesmente vistos,precisam ser pensados. todo surrealismo tem um traço de loucura que revela toda a genialidade e Magritte é genial.
Joan Miró i Ferrà foi um artista espanhol que viveu de 1893 a 1983. É difícil classificar exatamente o estilo de sua pintura, pois Miró transitou pelas principais escolas do século XX. O que se pode dizer com certeza é que Miró foi um expoente do Modernismo, nome genérico que abarca todas as vertentes surgidas em tal século.
Eu usaria todo dinheiro gasto com objetos de luxo para comprar uma obra de arte!
Gosto é subjetivo e particular!
OI SANDRA,que aula! Sensacional! Nunca aprendi tanto em tão pouco espaço e tempo. Amiga, BELO trabalho para BELÍSSIMAS obras. Obrigada por compartilhar conhecimento. Bjs
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