ESPELHOS
Bellini
Giovanni Bellini
Giovanni Bellini é considerado o génio inaugural da pintura renascentista, em particular venesiana. Um dos traços mais caracteríasticos do estilo de Bellini é o facto de, elaborada recorrendo à técnica da perspectiva, a sua pintura colocar o homem no centro da natureza e trabalhar de forma extraordinária a cor e a luminosidade.
Nossa Senhora do Prado (1500/05) é uma das obras mais notáveis. Ela desperta em nós a consciência de uma claridade mágica e envolvente, como se pudéssemos palpar a luz que transmite... O solo agreste, as sebes baixas e todas as restantes componentes têm uma ligação harmoniosa com a pirâmide formada pela disposição das figuras da mãe e do filho, no centro do quadro.
Explorando as interações de cor, Bellini foi gradualmente fazendo desaparecer as linhas de contorno, que deram lugar a transições de luz e sombra. Este processo nota-se bem em A Virgem e o Menino com Dois Santos (1490, Museu Nacional del Prado, Madrid).
Por volta de 1500, a sua técnica atingiu a perfeição. Num dos seus últimos quadros, São Zaccarias (1505, Igreja de São Zaccaria, Viena), as modulações de cor estabelecm uma perfeita harmonia entre a figura, o ambiente, a luz e o próprio ar.
A Festa dos Deuses (1514, National Gallery of Art of Washington).
Pintura de tal modo delicada que os contornos são praticamente imperceptíveis, o que revela a criatividade e o talento de Bellini aos 88 anos de idade, dois anos antes da sua morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS